Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Acervo da biblioteca do Ifal Penedo é atualizado com cerca de 100 novos títulos

Acervo da biblioteca do Ifal Penedo é atualizado com cerca de 100 novos títulos

Exemplares já estão catalogados e disponíveis para empréstimo à comunidade do campus
publicado: 08/02/2023 13h49, última modificação: 08/02/2023 13h49

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

A biblioteca do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo começou o ano com 103 novos títulos em seu acervo. Essas aquisições bibliográficas somam 316 exemplares já catalogados e disponíveis à comunidade interna para empréstimo domiciliar e à comunidade externa para consulta local (CLIQUE AQUI e confira a lista de livros adquiridos em 2023, até o momento).

Para a atualização do acervo, o Ifal Penedo reservou R$ 36 mil de seu orçamento anual. “Desse montante, já foram usados R$ 32.311,86. O restante se refere a outras obras que estamos esperando chegar, e também será aplicado na substituição de alguns títulos que se encontram esgotados”, informa a bibliotecária Luzia Oliveira.

Segundo ela, o principal foco dessa compra foi contemplar livros acadêmicos presentes no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Bacharelado em Química Industrial, implantado pelo Campus Penedo há apenas um ano. “O acervo da biblioteca é um dos requisitos do Ministério da Educação para avaliação de cursos superiores. Então, é indispensável a compra de livros das disciplinas básicas e complementares da nova graduação”, explica a servidora.

Luzia ressalta que a unidade de ensino conseguiu comprar obras que atendem as ementas dos componentes curriculares de todos os períodos letivos do curso de Química Industrial.No entanto, ainda não foi possível adquirir todos os títulos que estavam no planejamento, porque muitas encontravam-se esgotadas e pelo próprio valor orçamentário reservado, que também deveria contemplar outras solicitações, pontua.

Essas outras solicitações dizem respeito às sugestões bibliográficas enviadas pela comunidade do Ifal Penedo, a qual inclui alunos e servidores docentes e técnico-administrativo em educação (TAEs). Todos os anos, a biblioteca disponibiliza um formulário para a coleta dessas sugestões, que depois passam por uma avaliação do setor e, a depender da disponibilidade de recursos no saldo orçamentário, são adquiridas. Na lista de novos livros, os destacados em amarelo são os títulos sugeridos pelos estudantes.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves