Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ano letivo 2022: aulas começam dia 9 de maio para todos os cursos presenciais do Ifal Penedo

Data de início das atividades abarca as turmas dos cursos técnicos e da graduação em Química Industrial
por Lidiane Neves publicado: 04/05/2022 15h21, última modificação: 06/05/2022 08h27

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo inicia na segunda-feira, 9, o ano letivo de 2022 para todas as turmas dos cursos de nível médio e superior ofertados na modalidade presencial. Os estudantes matriculados devem conferir os horários de aulas definidos para este primeiro semestre, bem como os calendários que marcam os dias de atividades letivas e recessos ao longo do ano (veja links abaixo).

No primeiro dia de aula, todas as turmas dos cursos técnicos integrados e subsequente serão recepcionadas de forma especial, em seus respectivos turnos. Pela manhã, a partir das 7h, e à tarde, às 13h, a programação acontecerá no auditório, com apresentações musicais e orientações da equipe do Apoio Acadêmico e da Assistência Estudantil. Para a turma do subsequente à noite, a programação será a mesma a partir da 19h, porém, na área de convivência do campus.

No caso da turma do bacharelado em Química Industrial, por se tratar de curso novo, o primeiro dia será marcado pela aula inaugural que ocorrerá no auditório, às 19h. A solenidade contará com a presença de gestores da reitoria do Ifal e do Campus Penedo, autoridades locais e palestrante convidado do Conselho Federal de Química (CFQ-AL), que abordará o tema “A importância do profissional da Química”. Para mais detalhes, CLIQUE AQUI.

Pós-pandemia

Este é o primeiro ano letivo do Ifal Penedo que começa de forma totalmente presencial, após dois anos da pandemia de Covid-19. Em 2020, as atividades foram suspensas em março, depois de uma semana de aulas, e somente retomadas em setembro do mesmo ano, de forma remota.

Já em 2021, o ano letivo iniciou no formato on-line e seguiu assim até novembro, quando as disciplinas de natureza prática passaram a ser ministradas nos laboratórios do campus. A retomada da oferta de todos os componentes curriculares para finalização do calendário letivo, nos espaços físicos do Ifal Penedo, apenas aconteceu em fevereiro de 2022.

Vale lembrar que, embora a situação atual seja de controle da pandemia, devido ao aumento do número de pessoas vacinadas, o Instituto Federal de Alagoas continua exigindo o uso correto de máscara em seus ambientes, principalmente, nos espaços fechados.

Aos alunos dos cursos técnicos integrados (Meio Ambiente e Química), vale reforçar também que é obrigatório o uso da farda para acesso ao campus. Aqueles que ainda não receberam devem procurar a Coordenação de Apoio Acadêmico. O setor funciona na sala A-22 e atende também pelo contato de WhatsApp: (82) 9661-0160.

Confira:

- HORÁRIOS DE AULAS (TODAS AS TURMAS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR)

- CALENDÁRIO LETIVO 2022* – CURSOS INTEGRADOS (MEIO AMBIENTE E QUÍMICA)

- CALENDÁRIO LETIVO 2022* – CURSO SUBSEQUENTE (QUÍMICA)

- CALENDÁRIO LETIVO 2022* – CURSO SUPERIOR (QUÍMICA INDUSTRIAL)

(*) pendente de aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do Ifal.