Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Alunos do Campus Penedo são destaque em competição internacional on-line de Taijiquan

Rychard Albert e Elieltow Durval ficaram entre os três primeiros colocados em evento que reuniu competidores da América Latina e Caribe
publicado: 09/11/2023 12h09, última modificação: 09/11/2023 12h09

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

Dois alunos do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo ficaram entre os três primeiros colocados e receberam certificados na edição 2023 da Competição Internacional On-line de Taijiquan (Tai Chi Chuan). Rychard Albert de Araújo Pereira conquistou a segunda colocação na modalidade “rotinas obrigatórias 24 formas de tajiquan simplificado” e Elieltow Durval da Silva conseguiu o terceiro lugar na modalidade “rotinas obrigatórias 32 formas de tajiquan”.

O evento é uma realização da Associação Chinesa de Wushu (CWA) como parte de uma série de ações da China com os países da América Latina e Caribe. A competição abrange praticantes de taijiquan de todas as idades dos diferentes países latino-americanos e caribenhos.

Os estudantes enviaram vídeos executando os movimentos da arte marcial para a CWA, que fez a avaliação profissional e abriu para a votação popular. “As notas foram dadas conforme a performance de cada atleta. Quanto mais perfeito o movimento, maior a nota”, explicou Jadson Lira, professor que treina os alunos atletas na Associação Alagoana de Artes Marciais Chinesas (Amachi).

Rychard e Elieltow cursam a formação técnica integrada ao ensino médio no Ifal Penedo e são bolsistas do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad). A iniciativa está vinculada à Assistência Estudantil do campus e consiste na concessão de uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), para que os estudantes com habilidades na área das Artes ou do Esporte desenvolvam atividades.

No caso de Rychard e Elieltow, além do vínculo com o Pipad, eles recebem apoio logístico e financeiro do Ifal Penedo para a participação em competições realizadas em outras cidades. Ambos já conquistaram medalhas nas últimas edições do Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu (CBKW), ocorridas nos estados de Goiás (2022) e Santa Catarina (2023).

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves