Projetos de Ensino
2019
Projetos selecionados
Desenho auxiliado por computador
Resumo: Trata-se de um curso com aulas semanais (duração de 2h), para aprofundar os conteúdos da disciplina Desenho Técnico, fazendo uso do computador e de softwares específicos. Por meio de aulas teóricas e atividades de aprendizagem orientadas, os estudantes participantes são capacitados para a utilização do software AutoCAD, usado na elaboração de desenhos técnicos em 2D.
Coordenação: Bruna Machado Dória (docente)
Educação em saúde: construindo caminhos para a prevenção de doenças e promoção à saúde no Ifal.
Resumo: O projeto busca compartilhar informações que contribuam para a melhoria das condições de saúde do corpo discente do Campus Penedo. O objetivo é que o acesso a tais informações possa modificar comportamentos de riscos e promover escolhas mais saudáveis, prevenindo doenças. A iniciativa inclui a abordagem de temas como alimentação saudável, educação ambiental e consumo consciente, saúde sexual e reprodutiva, violências, e uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa abordagem ocorre por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa, entre outras atividades. Além das ações temáticas, o projeto realiza encontros para meditação em grupo, que visam à promoção da saúde mental, diminuindo a ansiedade e o estresse e melhorando a concentração e o autocontrole dos estudantes.
Coordenação: Bárbara Guerreiro (psicóloga)
Riqueza Penedense
Resumo: Por meio de encontros quinzenais, o projeto visa trabalhar o patrimônio cultural de Penedo com o corpo discente do Ifal. O objetivo principal é estudar e conhecer as riquezas patrimoniais da cidade, fomentando a educação patrimonial e fazendo com que os estudantes possam se reconhecer como agentes desse espaço. A atividade tem caráter interdisciplinar e envolve conteúdos de Português, História, Biologia e Desenho Técnico. Os encontros são de ordem expositiva, experimental, aplicativa e interventiva.
Coordenação: Bruna Machado Dória (docente)
Treinando Atletas Olímpicos da Matemática
Resumo: O projeto de ensino foca na aprendizagem dos conteúdos de Matemática, visando à melhoria do desempenho dos estudantes dos cursos técnicos integrados na OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e na OMIF - Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais. Os encontros são semanais com duas horas de duração, tempo dedicado à resolução de questões das provas de anos anteriores, discussão dos problemas propostos e revisão dos conteúdos matemáticos relacionados a eles.
Coordenação: Mayra Albuquerque (docente)