Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Procedimentos > Criação de email estudantil
conteúdo

Criação de email estudantil

por Acássia Deliê publicado 07/02/2023 18h16, última modificação 07/02/2023 20h44

ATENÇÃO: Você vai precisar ter acesso ao seu email pessoal, o mesmo cadastrado no ato da matrícula. Caso você não tenha mais acesso ao email pessoal, procure a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) para cadastrar um email ao qual tenha acesso.

PASSO 1

Acesse aqui o site de criação

Em Nome de usuário e Senha, digite o Login e a Senha do SIGAA. Você visualizará o seu endereço de email institucional, e o email de recuperação (e-mail pessoal cadastrado no SIGAA no momento da matrícula).

O email institucional é formado pela sigla do seu nome, junto com um número para diferenciar quem tem nomes semelhantes.

Anote e guarde o seu email institucional.

PASSO 2

- Acesse aqui o Gmail

No campo Email ou telefone, digite o seu email institucional, depois clique em Próxima. Aparecerá um campo para digitar a senha, porém você deve clicar em Esqueceu a senha. Você será direcionado/a a uma página que solicitará o código para recuperação da senha do email institucional.

PASSO 3

- Acesse seu email de recuperação

O código solicitado para recuperar a senha chegará no seu email de recuperação (email pessoal). Caso você não tenha mais acesso ao email pessoal cadastrado no SIGAA, procure a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) para cadastrar um email ao qual tenha acesso.

PASSO 4

- Retorne ao Gmail para informar o código

Após anotar o código que chegou no seu e-mail de recuperação (email pessoal), retorne à pagina do Gmail onde está tentando recuperar a senha do email institucional. Agora insira o código de acesso no campo Inserir código, clique em Próxima e depois no botão Aceitar para concordar com os termos de uso do email.

PASSO 5

- Crie uma nova senha

Para finalizar a recuperação, crie uma nova senha e, em seguida, clique no botão Alterar senha. Logo após esse passo, você será levado/a à tela inicial de seu email institucional.

Observações: 

  • Para ter acesso ao email institucional é necessário realizar o auto-cadastro no SIGAA. Para realização desse cadastro, é preciso ter o número da matrícula e as informações fornecidas, como: RG, CPF, email pessoal, data de nascimento. Essas informações devem ser iguais às fornecidas à CRA no ato da matrícula;
  • Havendo dificuldade no auto-cadastro, você deve entrar em contato com a Coordenação de Registro Acadêmico (CRA) do campus para regularizar os dados cadastrados no sistema;
  • Após feito o cadastro, aguardar o próximo ciclo de atualização que é feito toda segunda-feira;
  • Caso você tenha esquecido login ou senha, na tela inicial do SIGAA há links para recuperação dos dois. Nesta situação, você deve aguardar algumas horas para a sincronização.