Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia movimenta Campus Marechal Deodoro

Semana de Ciência e Tecnologia movimenta Campus Marechal Deodoro

PROGRAMAÇÃO NACIONAL

Evento integra calendário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
por Acássia Deliê publicado: 18/10/2023 16h42, última modificação: 18/10/2023 17h00

Centenas de estudantes das escolas públicas de Marechal Deodoro participaram da 1ª Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro. O projeto foi um dos selecionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para compor a programação oficial da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023).

"Achei interessante ver a exposição de maquetes e também conhecer as mulheres que fazem ciência em Alagoas" - Aline Tarciana, estudante

Coordenado pela professora Ana Paula Fiori, o evento envolveu toda a comunidade acadêmica do IFAL - Campus Marechal Deodoro, além das escolas estaduais Deodoro da Fonseca, Rosa da Fonseca e José Titara. Para o estudante Natanael Silva, do curso técnico integrado em Guia de Turismo do IFAL, foi uma oportunidade de aplicar os conhecimentos compartilhados em sala de aula. "Eu auxiliei no guiamento dos estudantes das escolas estaduais e está sendo muito bom apresentar um pouco do nosso campus e das nossas atividades", disse o estudante.

Aline Tarciana, da escola estadual Rosa da FonsecaAline Tarciana, da escola Rosa da Fonseca, foi uma das visitantes e viveu momentos de descobertas: "Valeu bastante a pena vir hoje aqui no evento, achei interessante ver a exposição de maquetes e também conhecer as mulheres que fazem ciência em Alagoas".

1ª Semana de Ciência e Tecnologia de Marechal Deodoro conta com atividades nos três turnos nos dias 17 e 18 de outubro, além do Festival de Culinária Sustentável, a partir das 19h do dia 20 de outubro.

Professora Ana Paula Fiori coordena o evento desde 2019A programação inclui utilização de microscópios e telescópio, mostra de pôsteres, exposição de maquetes sustentáveis e estruturas celulares, exposição sobre mulheres na ciência, jogos, palestras, debates, além da 5ª edição da tradicional Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro.

"Com a seleção do MCTI, somada ao financiamento do CNPq, conseguimos ampliar nossa programação, alcançando ainda mais estudantes do município. Estamos com a escola cheia, divulgando conhecimento científico e contribuindo para popularizar a ciência em Alagoas", analisa a professora Ana Paula Fiori, coordenadora do evento.

- Baixe aqui as fotos do evento.

IMPORTANTE: acesso à pasta apenas pelo email institucional do IFAL.

Semana de Ciência e Tecnologia foi realizada no IFAL - Campus Marechal Deodoro