Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi Marechal e São Miguel são contemplados para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Unidades abrem as portas para a comunidade, com eventos voltados à sustentabilidade
por Jhonathan Pino publicado: 26/09/2023 09h54, última modificação: 26/09/2023 15h17

Duas unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tiveram projetos selecionados na Chamada CNPq/MCTI Nº 01/2023. O objetivo do edital é apoiar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência, que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. o resultado foi divulgado na última sexta-feira (22).

Com isso, os campi Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos terão eventos financiados para realização de atividades que irão compor a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 14 e 20 de outubro.O professor da Universidade de Minnesota, Ketson Roberto faz a abertura do evento de São Miguel dos Campos.jpeg

Esta é a quinta vez que o Campus Marechal foi contemplado com o financiamento da já tradicional Feira de Ciências Ambientais, na unidade, em que toda a comunidade deodorense tem a oportunidade de entrar em contato com o que é produzido dentro das instalações do Ifal. Em sua quinta edição, ocorrerão ciclo de palestras, as exposições Mulheres na Ciência, de maquetes sustentáveis e de estruturas celulares.

“Além disso, teremos abertura dos laboratórios para visita, mostra de pôsteres com apresentações dos projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pela unidade, e outros trabalhos de pesquisa como TCCs e trabalhos desenvolvidos em sala de aula”, reforça a professora Ana Paula Santos de Melo Fiori.

A docente foi relatora do projeto e coordenou uma equipe multidisciplinar, que contou com representantes de todos os cursos ofertados pela unidade Marechal Deodoro, além de representantes da Gestão administrativa, responsável pela formulação das propostas.

No evento, os estudantes do Ifal atuarão como expositores, mas as portas da unidade estarão abertas aos estudantes das escolas públicas de ensino médio do município de Marechal Deodoro. “E para finalizar, teremos o Festival da Gastronomia Sustentável, desenvolvido pelos estudantes do Curso de Cozinha (Proeja)”, complementou Ana Paula.

Confira a programação de Marechal:

17/10 - Ciclo de palestras, exposições: maquetes sustentáveis e estruturas celulares, abertura dos laboratórios para visita;

18/10 – 5ª Feira de Ciências Ambientais: poesias, fotografias, desenho, produção de texto, maquetes, réplicas, produção audiovisual e projetos de ciências;

20/10 - Festival da Gastronomia Sustentável;

A exposição mulheres na ciência será mantida em todo o evento

São Miguel dos Campos abre laboratórios do campus para a comunidadeWhatsApp Image 2023-09-26 at 14.54.00.jpeg

Na unidade São Miguel, a programação conta com palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, além da realização da 1ª Mostra Científica, Artística e Cultural do Campus. Ao todo, serão três dias de portas abertas para receber a comunidade. Durante o período, serão apresentados os projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos pelo campus, bem como experimentos nos laboratórios de Biologia, Química, Física e Espaço 4.0.

Os estudantes da unidade também apresentarão os trabalhos desenvolvidos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), pois o tema central da SNCT 2023 é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Trata-se da primeira vez que o campus foi contemplado pelo edital. O projeto foi desenvolvido em parceria pelas coordenações de Pesquisa, Extensão e Ensino junto ao Grupo de Pesquisa em Educação, Sociedade, Trabalho e Tecnologia (GPESTT) e todos da unidade. A proponente foi a professora Flávia Bartira.WhatsApp Image 2023-09-26 at 14.54.01.jpeg

A docente reforça que ao longo do evento haverá premiação para as equipes mais bem avaliadas, além de medalhas e troféus. “A equipe primeira colocada será premiada pela prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDECTI) com um passeio histórico, cultural de barco pelo Rio São Miguel”, detalhou Flávia.

Ainda durante a semana, o campus realizará, de forma concomitante, o 11º Encontro Regional de Saúde e Segurança do Trabalho (ERESST), sob a coordenação do curso técnico subsequente de Segurança do Trabalho e o 1º Encontro Regional de Informática (ERINFO), sob a coordenação do curso médio integrado de Informática para Internet.

Para maiores informações, entrar em contato por meio do Instagram @snct23.ifalsmc.