Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Retrô 2018: Professoras do Campus Marechal publicam em livro luso-brasileiro sobre cultura escolar

Fátima Amorim e Socorro Santos debatem visões de docentes e diretores sobre o Proeja

por Acássia Deliê publicado: 11/12/2018 14h31, última modificação: 11/12/2018 14h33
Exibir carrossel de imagens Professoras Fátima, Marinaide e Socorro e professor Paulo

Professoras Fátima, Marinaide e Socorro e professor Paulo

O lançamento foi no dia 3 de dezembro de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Intitulado "O 'lado oculto' da cultura escolar no/do Proeja", o capítulo escrito pelas professoras Fátima Amorim e Socorro Santos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), faz parte da coletânea de artigos organizados no livro "Educação e Cultura Escolar: Focus Contemporâneos".

O livro, lançado pela Edufal, foi organizado pelos professores Paulo Marinho, da Universidade do Porto, e Marinaide Freitas, da Ufal. O artigo escrito pelas professoras do Ifal parte de uma pesquisa com professores e diretores do Campus Marechal Deodoro, a partir da pergunta: "Como você vê os estudantes do Proeja na escola?".

As respostas foram analisadas a partir do pensamento do pesquisador português Santos Guerra e mostra contrastes entre discursos oficiais e a realidade cultural vivida por estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos no campus.

Para Fátima Amorim, ainda há poucas publicações no Brasil sobre cultura organizacional escolar, muitas delas baseadas em estudos de Portugal. "Este é um livro híbrido, com autores brasileiros e portugueses. São os pontos de vista de vários autores sobre a mesma temática, com uma gama maior de intenções, vivências, experiências e recomendações. Queremos lançar o livro em Marechal Deodoro no início de 2019", explica Fátima.

Também aconteceu em 2018: EJA em Goiás

Em maio de 2018, foi realizado o 1º Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos, no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, nos dias 21, 22 e 23. Além de analisar os 10 anos do Proeja no Brasil, o encontro produziu documentos e propôs um pacto institucional para fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos institutos federais, considerando o compromisso da Educação Profissional relacionado aos jovens e adultos brasileiros excluídos do processo formal de educação.

O Ifal teve forte presença no evento, com a participação de uma equipe de pesquisadores dos campi Maceió e Marechal Deodoro em três mesas-redondas na programação. O Campus Marechal Deodoro esteve representado pelas professoras Fátima Amorim, Socorro Santos, Lídia Fabiana e Tâmisa Vicente; pelos professores Anderson Campos e Romero Fortunato; e pela pedagoga Vanda Cardoso.

Lembrando 2018: Estudante lança história em coletânea nacional

O jovem Jackson Filipe Santos foi um dos destaques do Campus Marechal Deodoro em 2018. Ele decidiu voltar a estudar aos 20 anos de idade e refazer todo o Ensino Médio no curso técnico em Cozinha do Proeja. Em seguida, foi aprovado no curso superior da instituição e hoje, aos 26 anos, já pensa em seguir a carreira de professor na área de gastronomia.

A trajetória do deodorense foi publicada no livro "Histórias que merecem ser contadas", uma coletânea nacional que marcou os 10 anos do Proeja no Brasil. Em 19 de julho, o livro foi lançado na escola, dentro de um evento que debateu o EJA na Rede Federal.