Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Retrô 2018: Alunas vencem 1º concurso de poemas da Semana da Consciência Negra no Campus Marechal

Outros eventos também movimentaram a escola durante o ano

por Acássia Deliê publicado: 29/12/2018 20h35, última modificação: 29/12/2018 20h43
Exibir carrossel de imagens Cantora Naná Martins encerrou atividades com show na escola

Cantora Naná Martins encerrou atividades com show na escola

2018 teve eventos que marcaram o Campus Marechal Deodoro. Pela primeira vez, a escola realizou a Semana da Consciência Negra, mobilizando todas as turmas do Ensino Médio Integrado. Baseados no tema "Quebra de Xangô: liberdade religiosa e africanidades", estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo e em Meio Ambiente montaram um grande museu na escola e deram um show de coreografias, história, arte, moda e cultura negras. Teve cinema, debates, desfiles, exposições, gastronomia e convidados especiais como prof. Siloé Amorim, Pai Célio, Regina Lopes e Leandro Rosa, além do encerramento com show da cantora alagoana Naná Martins.

A coordenadora do evento, professora Ana Lady da Silva, lembra que o evento tem como premissa a Lei nº 10.639, de 2003, que prevê a inclusão da temática História e Cultura AfroBrasileira no currículo do Ensino Básico. "A escola tem que ser entendida como espaço de construção de conhecimentos e cidadania e tem como responsabilidade trabalhar a compreensão histórica de afrobrasileiros e indígenas. Precisamos falar sobre memória e valorização das diferenças, além da beleza e das contribuições positivas desses povos. Afinal, somos resultado de toda essa história, a cultura afro está ao nosso redor sempre, no nosso cabelo, no nosso paladar, na nossa cultura de modo geral. Somos um país multicultural", explica a professora.

Dentro do evento, foi realizado um concurso de poesias, que teve como vencedoras duas estudantes do curso técnico em Meio Ambiente: Thaíze dos Santos, com o poema "Resistência", e Francielle Souza, com o poema "Quebra de Xangô". Em segundo lugar, venceu o aluno Everton Lopes, com o poema "Preto".

Clique aqui para ler os poemas vencedores.

Festa Literária (Flimar)

Também em 2018, pelo segundo ano consecutivo, o Campus Marechal Deodoro participou da Festa Literária de Marechal Deodoro. Este ano, a nona edição do evento foi realizada em dezembro, voltada à produção das mulheres na literatura brasileira.

O Ifal participou de mesas-redondas, com a professora Elaine Rapôso, e organizou o Cine Flimar, com a exibição de curtas-metragens alagoanos, por meio da jornalista Acássia Deliê. O ponto alto do evento foi o debate com a escritora gaúcha Angélica Freitas, que aceitou convite da professora Elaine e participou do último encontro do projeto Leia Mulheres, no campus.

Workshop de Gastronomia e Hospedagem

O tradicional evento promovido pelo Campus Marechal Deodoro chegou à sua sexta edição com a participação especial dos chefs Jonatas Moreira, do Restaurante Akuaba, Alex Lee e Paulo Quintella, participantes do programa Masterchef Profissionais.

O tema do workshop em 2018 foi "Hospitalidade e gastronomia: perspectivas para o mundo do trabalho". Nos três dias do evento, estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem (EJA - Educação de Jovens e Adultos) tiveram a oportunidade de conhecer chefs alagoanos respeitados e profissionais experientes de diversos setores ligados à gastronomia e à hospedagem no estado.