Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > NOTA DE PESAR - Professor Joubert Rodrigues

NOTA DE PESAR - Professor Joubert Rodrigues

publicado: 10/06/2022 17h44, última modificação: 10/06/2022 18h13

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro lamenta informar o falecimento do professor aposentado Joubert Rodrigues dos Santos, aos 65 anos, ocorrido nesta sexta-feira (10), por complicações de saúde. Há muito, Joubert lutava para controlar a diabetes, a pressão alta e outras enfermidades. O campus decretou luto oficial de três dias, de hoje até domingo (12).

Joubert entrou no Ifal em 1996, como professor de Educação Física no Campus Marechal, onde permaneceu até a aposentadoria em 2019. Ele foi um dos fundadores do campus, então chamada Unidade Descentralizada (Uned) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet-AL). Foi  docente das primeiras turmas a ingressarem na instituição e ocupou algumas vezes o cargo de diretor-geral em exercício, na gestão de Marília Gois.

Durante os mais de 23 anos de serviço público na educação, ganhou a admiração de colegas e estudantes pela postura firme no ensino da Educação Física, tanto em Marechal Deodoro, como no Campus Maceió, onde também dava aulas de futebol de campo. No esporte, também atuou no ensino de futsal e handebol. Foi técnico das seleções do Ifal e participou de diversos Jogos dos Institutos Federais (Jifs), tendo conquistado títulos na etapas Nordeste, inclusive de campeão nacional.

Para o colega de trabalho José Olegário, também docente de Educação Física do Campus Marechal Deodoro, Joubert era um professor disciplinador e defensor dos direitos de seus alunos: "Ele deixa o legado aos alunos e amigos de profissão de que vale a pena lutar e ultrapassar os obstáculos e barreiras, pois só dessa forma alcançaremos a verdadeira conquista".

Muitos alunos do professor Joubert se tornaram verdadeiros amigos. Um deles se considera até mesmo um filho, diante dos ensinamentos e do apoio recebido pelo docente. "Só tenho a agradecer a Deus por ter colocado ele em minha vida, tê-lo como um amigo e pai de coração", conta Josivan Teófilo, de 38 anos. Josivan foi estudante no Campus Marechal Deodoro e chegou a trabalhar na escola como funcionário terceirizado, sempre contando com a amizade de Joubert.

O professor também deixa memórias divertidas, como os treinos que passava ao estudante Felipe Santos, o Fifo. "Ele sabia que eu não gostava de jogar bola, aí passava o treino de corrida", conta Fifo, que acabou se tornando professor de Filosofia e também colega de trabalho de Joubert em Marechal. "Foram incontáveis as voltas que dei em torno do nosso campus nas tardes de suas aulas, no qual hoje ainda percorro os mesmos caminhos como professor. Ficam o pesar, as boas lembranças e orgulho de fazer parte dessa história".

Tido como bastante exigente, Joubert era, acima de tudo, um grande incentivador do esporte. No ambiente de trabalho, era reconhecido pela dedicação ao ensino e ao esforço para estimular a prática de atividades físicas dentro da escola. Ele, definitivamente, não gostava de ver ninguém ficar parado. Mas, agora, nossa escola para em nome do luto e da tristeza pela perda, com a promessa de voltar a se movimentar sempre em sua memória.

O sepultamento do professor Joubert Rodrigues será realizado amanhã, às 9h, no Memorial Parque Maceió, no bairro Benedito Bentes, em Maceió-AL. Ele deixou esposa e filhos. Nesse momento de pesar, o Ifal - Campus Marechal Deodoro se solidariza com familiares e amigos do professor e registra sua homenagem ao docente.

Professor Joubert como técnico de futebol em campo