Notícias
Neabi Ayó divulga inscrições homologadas e novo cronograma da seleção para monitoria estudantil no Campus Marechal
NÚCLEO DE ESTUDOS
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Ayó), do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, divulgou a lista de inscrições homologadas para a seleção de monitoria estudantil, além de um novo cronograma para as etapas da seleção. A prova de redação será realizada no dia 25 de julho e as entrevistas serão no dia 3 de agosto.
- Clique e veja a lista de inscrições homologadas.
A seleção é para preenchimento de uma vaga imediata, mais cadastro de reserva. O valor da bolsa mensal é de R$ 400, válida até dezembro de 2022. A vaga é para estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos em Meio Ambiente, Guia de Turismo, Cozinha e Hospedagem, ou no curso superior em Gestão Ambiental.
- Clique aqui para ler o edital retificado.
A seleção será feita em duas etapas: a primeira é uma redação, com o tema 10 anos da lei de cotas: seus impactos e sua revisão; a segunda são as entrevistas.
Entre as atribuições da monitoria estudantil estão participar do planejamento e execução do calendário de atividades do Neabi, fazer pesquisas de temáticas étnico-raciais e colaborar para processos formativos articulados pelo núcleo.
O resultado da primeira fase da seleção será divulgado no dia 27 de julho e o resultado final no dia 3 de agosto, com prazo para recursos. Em caso de dúvidas, procure o Neabi na escola ou pelo email neabi.marechal@ifal.edu.br.
O que é o Neabi?
Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas foram institucionalizados no Ifal pela Resolução 29/2018. O documento determina a constituição de um Neabi em cada campus do Ifal, como um setor propositivo e consultivo que estimule e promova ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, orientadas à temática das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afro-brasileiras e indígenas, no âmbito da instituição e em suas relações com a comunidade externa.
O Neabi Ayó
Ayó significa alegria em iorubá, língua de origem nígero-congolesa. O nome foi escolhido em uma das primeiras reuniões do grupo no Campus Marechal Deodoro. Atualmente, o Neabi Ayó é composto pelos seguintes integrantes: Fabrício Tavares (coordenador), Thiago Bianchetti (vice-coodernador), Deise Mendes (Secretária), além dos professores Elaine Raposo, Fabiano Duarte, Felipe Santos, Paulo Aparecido, Tazio Zambi e Zilas Nogueira, e da estudante Jéssica da Silva.