Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais chega à 50ª pesquisa na área ambiental
conteúdo

Notícias

Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais chega à 50ª pesquisa na área ambiental

PÓS-GRADUAÇÃO

Produtos técnicos derivados das pesquisas estão disponíveis ao público
por Acássia Deliê publicado: 28/07/2022 19h54, última modificação: 28/07/2022 20h22
Defesa foi realizada de forma remota nesta quinta-feira (28)

Defesa foi realizada de forma remota nesta quinta-feira (28)

Aplicativos, cartilhas, materiais didáticos, boletins, manuais, catálogos e até patentes. Nesta quinta-feira (28), o Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais (PPGTec) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) bateu a marca da 50ª defesa de pesquisa realizada na área ambiental no estado. Por se tratar de um mestrado profissional, as pesquisas são acompanhadas de produtos técnicos, disponibilizados à sociedade alagoana.

O mestrado é presencial no Campus Marechal Deodoro, gratuito, tem caráter multidisciplinar e oferece 20 vagas por ano, desde 2017. As linhas de pesquisa são duas: Manejo e Monitoramento Ambiental; e Tecnologias e Inovações Ambientais. O objetivo do programa é formar mestres com conhecimentos técnicos e científicos capazes de atender a demandas tecnológicas específicas e contribuir para o desenvolvimento das atividades socioeconômicas e ambientais do estado de Alagoas.

A 50ª pesquisa do programa foi apresentada pela agora mestra Sara Carvalho Failla, da turma de 2019. O tema foi Levantamento, identificação e mapeamento de estudos sobre nascentes localizadas no bioma Caatinga: uma revisão sistemática de literatura. A pesquisa revelou ausência de produção de conhecimento sobre o tema, principalmente sobre metodologias para recuperação de nascentes. "Os resultados são importantes pois mostram as lacunas existentes nesse campo de conhecimento, apontando caminhos que podem nortear novas iniciativas públicas e privadas para a recuperação de nascentes da Caatinga", explicou Sara.

"Os resultados são importantes pois mostram as lacunas existentes nesse campo de conhecimento, apontando caminhos que podem nortear novas iniciativas públicas e privadas para a recuperação de nascentes na Caatinga", explicou Sara.

O trabalho foi orientado pelo professor Altanys Calheiros e teve como banca avaliadora os professores Ana Catarina da Cunha, do Campus Arapiraca; José Pedro da Silva, do Campus Murici; e Tiago Barbosa, do Campus Maragogi. "Estamos numa rodada de defesas nesta semana que vai culminar em 56 defesas do programa. É um marco importante para a consolidação do nosso mestrado", disse o professor Altanys.

O PPGTec reúne 17 docentes de diversos campi do Ifal e outras instituições de ensino superior. Atualmente, é coordenado pelo professor Daniel Araújo. Entre os mais recentes produtos publicados pelo mestrado estão o jogo ambiental E-Primatas, de Fábio Brasil, o documentário APPAC, produzido por Ilsane Emília; e o livro infantil A curiosa Aninha e a Macaca Bel, de Nathalia Ines. Anualmente, o programa também realiza um seminário geral aberto ao público, com a participação de pesquisadores, profissionais, além de gestores de organizações públicas e privadas da área ambiental.

- Saiba mais sobre o mestrado profissional em Tecnologias Ambientais