Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Inscrições abertas para monitorias remuneradas e voluntárias no Campus Marechal

Inscrições abertas para monitorias remuneradas e voluntárias no Campus Marechal

Inscrições vão até o dia 7 de agosto, para monitorias remuneradas, e até 9 de agosto, para as voluntárias

por Acássia Deliê publicado: 01/08/2019 19h34, última modificação: 01/08/2019 19h42

Estão abertas novas inscrições para a seleção de monitorias remuneradas e voluntárias no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro.

No caso das monitorias remuneradas, as inscrições vão até o dia 7 de agosto. Estão sendo ofertadas três vagas, mais cadastro de reserva, para monitorias de Matemática, Física, Química e Língua Portuguesa, nos turnos matutino e vespertino. A bolsa mensal é de R$ 400, pelo período de dois meses. Estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Meio Ambiente, Cozinha (EJA) e Hospedagem (EJA) podem se inscrever na Diretoria de Ensino.

Já as inscrições para a seleção de monitorias voluntárias vão até o dia 9 de agosto. Estão sendo ofertadas sete vagas para monitorias de Recuperação de Áreas Degradadas, Impactos Ambientais, Geoprocessamento e Saúde e Saneamento, nos turnos matutino e vespertino. Neste caso, podem se inscrever estudantes do curso técnico em Meio Ambiente e também do curso superior em Gestão Ambiental.

Clique aqui para ler o edital das monitorias remuneradas.

Clique aqui para ler o edital das monitorias voluntárias.

Para se inscrever, estudantes devem estar regularmente matriculados nos cursos citados, preencher a ficha de inscrição e apresentar cópia dos documentos de identidade e CPF. Além disso, devem estar disponíveis para desenvolver a monitoria no horário oposto ao das aulas.

Para mais informações, estudantes devem procurar a Diretoria de Ensino.

Monitoria melhora o ensino

O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinadas disciplinas recebem bolsas para ajudar colegas em dificuldades. No horário contrário ao das aulas, esses monitores ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores e melhorando o desempenho escolar dos participantes.

Além de reduzir os índices de reprovação e evasão escolar entre os participantes, as monitorias enriquecem o conhecimento dos estudantes monitores, que normalmente têm exito em olimpíadas nacionais de conhecimento e saem da escola capacitados acima da média nas disciplinas que orientam.

No Campus Marechal Deodoro, o programa ganhou sala nova em 2018, exclusiva para o atendimento das monitorias. Também foi realizada a campanha "Vem Pra Monitoria", buscando atrair cada vez mais estudantes dos cursos técnicos diurnos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, como também estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).