Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal lança campanha "Vem pra monitoria!" para estudantes dos cursos técnicos
conteúdo

Notícias

Campus Marechal lança campanha "Vem pra monitoria!" para estudantes dos cursos técnicos

Monitores fizeram ensaio fotográfico para atrair colegas aos estudos

por Acássia Deliê publicado: 06/02/2019 16h45, última modificação: 06/02/2019 16h45

Manter um bom ritmo de estudos no Ensino Médio/Técnico nem sempre é tarefa fácil. Além das mudanças naturais da adolescência, às vezes problemas familiares, questões pessoais e até a pressão social para chegar ao Ensino Superior podem interferir no desempenho na sala de aula e refletir nos boletins dos estudantes. No Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro, servidores e alunos resolveram lidar com a situação de forma criativa e lançaram a campanha "Vem pra monitoria!", destinada a estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Um ensaio fotográfico divertido e uma oficina para criar frases de efeito relacionadas às disciplinas escolares resultaram em uma série de imagens que serão publicadas diariamente no Instagram da escola (@ifalmarechal), a partir desta quarta-feira (6). A ideia é estimular novos hábitos de estudos, a partir da revisão de conteúdos passados em sala de aula, com a ajuda de estudantes monitores.

O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinadas disciplinas recebem bolsas para ajudar colegas em dificuldades. E, no horário contrário às aulas, ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores. No Campus Marechal Deodoro, o programa ganhou sala nova, exclusiva para o atendimento das monitorias, e quer atrair cada vez mais estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Meio Ambiente, Cozinha e Hospedagem.

Novos hábitos de estudos

"O novo espaço e a participação ativa de professores na orientação dos monitores deram novo fôlego ao programa na escola", afirma a pedagoga Vanda Cardoso. "Já percebemos uma frequência maior dos alunos e o interesse em melhorar os hábitos de estudos, o que é essencial, por exemplo, para um bom desempenho no Enem. Agora, vamos desenvolver um projeto de pesquisa para identificar o impacto desse trabalho na melhoria da aprendizagem, na superação do baixo rendimento, como também na permanência e continuidade dos estudos".

Além da pedagoga, também integram a coordenação do programa o professor Rodrigo Lucena, da disciplina de Gestão Ambiental, e o técnico em Assuntos Educacionais Tomás Pedro, também coordenador do Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Marechal Deodoro. A campanha "Vem pra Monitoria!" foi criada com o apoio do setor de Comunicação da escola.

Atualmente, as monitorias são ofertadas para as disciplinas de Biologia, Física, Matemática, Química, Língua Portuguesa e Língua Portuguesa/Libras, nos turnos matutino e vespertino. Algumas delas oferecem atendimento individual a estudantes com necessidades específicas, sob supervisão do Napne. Qualquer estudante do Campus pode frequentar as monitorias, basta fazer a inscrição na CAE (Coordenação de Apoio ao Ensino).

Confira os horários e escolha o que for melhor pra você:

Horários das monitorias

Clique aqui para baixar os horários em PDF.