Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal entrega premiações a estudantes da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro

ENSINO E EXTENSÃO

Mais de 150 alunos de escolas públicas recebem medalhas no município
por Acássia Deliê publicado: 24/02/2022 17h34, última modificação: 24/02/2022 18h01

Sorrisos, orgulho e vontade de fazer ciência. Estudantes de escolas públicas de Ensino Médio de Marechal Deodoro começaram a receber nesta semana as premiações referentes às II e III Feira de Ciências Ambientais do município. O evento é realizado anualmente pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada em outubro.

Mais de 150 alunas e alunos do IFAL - Campus Marechal Deodoro e das escolas estaduais José Correia Titara e Deodoro da Fonseca recebem medalhas pela participação no evento. Já os estudantes cujos trabalhos foram vencedores de cada categoria da Feira receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior por seis meses, com valor mensal de R$ 100. O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na última edição, a Feira contou com cerca de 400 alunos inscritos, dos quais 84 passaram para a segunda fase, sendo 10 campeões em 8 categorias, sendo 2 em duplas. Todos os demais alunos expositores foram homenageados com menção honrosa. Os trabalhos abordaram temas das áreas de ciência como o reuso da água, aquecimento global, reutilização do óleo de cozinha, adubação orgânica, cooperativas de reciclagem de resíduos, entre outros.

A coordenadora do projeto, professora Ana Paula Fiori, lembra as dificuldades de manter o evento durante a pandemia. "Ficamos muitos orgulhosos pelas conquistas de nossos alunos, que se mostraram resilientes diante das adversidades. É um momento de grande alegria para todos nós, gestores e professores, que incentivaram e orientaram os talentosos estudantes", diz a professora, que é doutora em Ciências.

Ela ressalta o apoio do CNPq, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e da Pró-Reitoria de Extensão do Ifal para a realização do evento, além do empenho de professores e gestores das escolas envolvidas, pela orientação e apoio aos alunos participantes.

Estudantes que ainda não receberam as premiações devem ficar atentos ao agendamento realizado pelas escolas participantes. No caso das entregas feitas no IFAL - Campus Marechal Deodoro, é necessário apresentar comprovante de vacinação para entrar na escola.

Estudantes do IFAL - Campus Marechal Deodoro são premiados pela Feira de Ciências [Foto: Organização]Estudantes da Escola Estadual Deodoro da Fonseca são premiados pela Feira de Ciências [Foto: Organização]