Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudantes do Campus Marechal são campeões do Jeal 2022 em xadrez e luta olímpica

Dois alunos conquistaram três medalhas para o Ifal: duas de ouro e uma de prata
por Acássia Deliê publicado: 29/07/2022 16h07, última modificação: 29/07/2022 16h23
Exibir carrossel de imagens Rikelme e Antony: campeões do Jeal 2022 [Fotos: Michelle Andrade]

Rikelme e Antony: campeões do Jeal 2022 [Fotos: Michelle Andrade]

Dois estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Escolares (Jeal) de 2022. Rikelme Lima e Antony da Silva, ambos de 16 anos, foram campeões no xadrez e na luta olímpica, respectivamente.

A disputa da luta olímpica, também conhecida como wrestling, foi realizada nesta sexta-feira (29) no Sesi Trapiche. Antony venceu as três lutas que participou no estilo greco-romano, conquistando a medalha de ouro na categoria juvenil masculino e ainda uma vaga para disputar os Jogos da Juventude, no próximo mês de setembro, em Aracaju-SE.

Já o torneio de xadrez foi realizado ontem (28) no Estádio Rei Pelé. Rikelme conquistou a medalha de ouro na categoria juvenil masculino de 15 a 17 anos, após vencer quatro partidas no estilo rápido. Pela vitória, garantiu vaga para disputar os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), no próximo mês de novembro, no Rio de Janeiro-RJ. Além da medalha de ouro, ele também conquistou uma medalha de prata no estilo blitz misto juvenil, perdendo apenas para a campeã brasileira sub-16 Luyse Acioli, também estudante do Ifal, no Campus Maceió.

Professora Michelle acompanhou estudantes nas disputasApesar da pouca idade, Rikelme já é mestre nacional de xadrez desde o ano passado, sendo o mestre mais jovem de Alagoas. O título é concedido a enxadristas profissionais que obtiveram pontuação igual ou superior a 2200 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez (Fide) ou da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Os dois estudantes do Campus Marechal foram acompanhados no Jeal pela professora de Educação Física Michelle Andrade. Incentivadora da prática esportiva no Ifal, Michelle sempre ressalta o poder do esporte na vida escolar. "O esporte transforma vidas e precisamos estimular sempre nossos alunos. Agora, eles vão voar ainda mais alto, representando não mais a escola, mas todo o estado de Alagoas nas competições estudantis nacionais", diz a professora.

Os Jogos Escolares de Alagoas

O Jeal 2022 é promovido e organizado pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec), com o apoio do Governo de Alagoas. Neste ano, mais de 3600 estudantes de escolas públicas e privadas, com até 17 anos de idade, disputam no Jeal as vagas para representar Alagoas em duas competições nacionais: nos Jogos da Juventude, que será realizado no mês de setembro, em Aracaju-SE; e nos Jebs (Jogos Escolares Brasileiros), no mês de novembro, no Rio de Janeiro-RJ.