Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudantes do Campus Marechal disputam xadrez e luta olímpica no Jeal 2022

Estudantes do Campus Marechal disputam xadrez e luta olímpica no Jeal 2022

Aluno da unidade já foi campeão no wrestling dos Jogos Escolares em 2019 e 2021
por Acássia Deliê publicado: 27/07/2022 21h13, última modificação: 27/07/2022 21h29
Antony e Rikelme representam Campus Marechal nos Jogos Escolares de 2022

Eles precisam se concentrar para escolher a melhor estratégia em cada disputa. Também vão precisar de muita agilidade em cada rodada, tanto no uso do corpo como da mente. Dois estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro participam, nestas quinta (28) e sexta-feira (29), dos torneios de xadrez e luta olímpica nos Jogos Escolares (Jeal) 2022, em Maceió-AL.

Rikelme Lima, o enxadrista, e Antony da Silva, o lutador olímpico, são alunos do curso técnico integrado em Meio Ambiente, ambos têm 16 anos e vêm treinando diariamente para as competições, com apoio dos professores do campus. A primeira disputa será no xadrez, na quinta-feira (28), no Estádio Rei Pelé. No dia seguinte, é a vez da luta olímpica (wrestling), no Sesi Trapiche.

"Minhas expectativas são muito boas, estou muito ansioso para o evento, porque vem repleto de fortíssimos jogadores", conta Rikelme. "Minha preparação para torneios tem sido treinar bastante o cálculo, resolvendo exercícios táticos; teoria e estratégia, analisando partidas de grandes mestres do xadrez internacional; e praticar muito, jogando diversas partidas".

Já o estudante Antony da Silva chega com uma bagagem cheia de títulos ao Jeal 2022. Além de campeão em edições anteriores dos Jogos Escolares, ele já venceu o Campeonato Brasileiro Infantil, a Copa Natal e ficou em 5º lugar na Seletiva Nacional Escolar da Luta Olímpica. Junto com o estudante Erick Felix, Antony faz parte do Projeto Brutus, na comunidade de Barra Nova, onde começou a treinar aos 10 anos de idade. "E na luta eu tento ficar cada vez melhor", diz o estudante.

"O esporte contribui para a formação do aluno no âmbito da vida escolar, pessoal, profissional, emocional, entre outros" - profa. Michelle Andrade

Para a professora de Educação Física do campus, Michelle Andrade, participar dos Jogos Escolares é uma oportunidade importante para atletas estudantis. "O Jeal é a união de estudantes de todas as regiões alagoanas e promove a socialização, novas vivências e experiências fantásticas, por vários motivos. Um deles é a possibilidade de ir para o Jebs, que são os jogos escolares brasileiros e reúnem os vencedores de todo o país", explica a professora.

Além disso, diz Michelle, o esporte é uma excelente ferramenta de inclusão social e pode trazer melhoria educacional, pois melhora a concentração, o foco, a disciplina e outros aspectos. "O Ifal só tem a ganhar com a participação desses atletas em competições estaduais e com a chance deles alcançarem novos vôos. O esporte contribui para a formação do aluno no âmbito da vida escolar, pessoal, profissional, emocional, entre outros".

Os Jogos Escolares

O Jeal 2022 é promovido e organizado pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec), com o apoio do Governo de Alagoas. Neste ano, mais de 3600 estudantes de escolas públicas e privadas, com até 17 anos de idade, disputam no Jeal as vagas para representar Alagoas em duas competições nacionais: nos Jogos da Juventude, que será realizado no mês de setembro, em Aracaju-SE; e nos Jebs (Jogos Escolares Brasileiros), no mês de novembro, no Rio de Janeiro-RJ.