Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Estudante do Campus Marechal disputa em São Paulo vaga de Luta Olímpica no Pan-americano
conteúdo

Notícias

Estudante do Campus Marechal disputa em São Paulo vaga de Luta Olímpica no Pan-americano

ESPORTE

Erick Felix tem 18 anos e vai participar do Campeonato Brasileiro Júnior de Wrestling, na categoria sub-20
por Acássia Deliê publicado: 27/04/2022 20h02, última modificação: 27/07/2022 20h24
Exibir carrossel de imagens Antony (esq.) e Erick (dir.) com a medalha de bronze conquistada por Erick na Seletiva Gymnasiade (2022). Foto: Comunicação IFAL-MD

Antony (esq.) e Erick (dir.) com a medalha de bronze conquistada por Erick na Seletiva Gymnasiade (2022). Foto: Comunicação IFAL-MD

Ele acabou de completar 18 anos e já acumula uma série de medalhas e títulos conquistados ao longo de seis anos de prática da Luta Olímpica, esporte também conhecido como Wrestling. Agora, o estudante Erick Felix da Silva segue para seu novo desafio: o Campeonato Brasileiro Júnior de Wrestling, que será realizado no próximo sábado (30) em Cubatão, no estado de São Paulo. Os campeões de cada categoria terão vaga garantida no Pan-Americano Sub-20 de Wrestling, que será realizado em julho de 2022, no México. 

Erick é estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro, onde cursa o Ensino Médio Técnico Integrado em Meio Ambiente. Ele também integra o Projeto Brutus, na comunidade de Barra Nova. Foi lá que, aos 12 anos, começou a treinar o esporte, sob orientação do professor Éder Paiva.

Coleção de medalhas e títulos

Erick da Silva tem 18 anos e coleciona medalhas e títulos na Luta Olímpica. Foto: Comunicação IFAL-MDPelo Ifal, Erick conquistou neste mês, em Macapá-AP, a medalha de bronze na Seletiva Gymnasiade 2022, que integra o circuito mundial escolar do esporte. Pelo Brutus, no ano passado, ele também conquistou o 3º lugar do Campeonato Brasileiro Cadete de Wrestling, o que lhe garantiu ser selecionado neste mês de abril para o programa Bolsa Atleta do Governo Federal, na categoria Nacional.

"Depois de um ano difícil na pandemia, com muitos colegas tendo que parar de treinar, retomamos os trabalhos no último semestre e estou muito feliz pelos resultados. Venci os Jeal em outubro, tenho feito viagens importantes e agora quero muito conseguir uma medalha para Alagoas no Brasileiro", conta Erick da Silva.

Participação nos Jogos Estudantis

Os Jeal são os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Na última edição, em outubro de 2021, Erick saiu campeão no wrestling, estilo greco-romana, na categoria de 15-17 anos. E já é um exemplo a ser seguido por outro colega do curso de Meio Ambiente, Antony da Silva, de 16 anos, que irá representar o Ifal - Campus Marechal Deodoro na próxima edição dos Jeal, em julho de 2022.

Professora Michelle Andrade acompanhou estudantes no Jeal 2021. Foto: Arquivo PessoalNa competição, os estudantes contam com o suporte da professora de Educação Física do campus, Michelle Andrade, cuja trajetória no Jeal inclui participação como estudante, árbitra e técnica. Ela é uma grande incentivadora dos atletas e planeja desenvolver um projeto de ensino para estimular a prática da Luta Olímpica no Ifal.

"O esporte tem um poder transformador na vida das pessoas, na criação do repertório motor, nos valores como respeito, equipe, disciplina, ética e moral. Por isso, é importante incentivar práticas esportivas entre os jovens. E, no caso da luta olímpica, o Projeto Brutus tem sido um grande parceiro dos nossos estudantes aqui no Ifal de Marechal Deodoro. Tem ampliado a visão de mundo dos estudantes, ao participar das competições ao redor do país e do mundo. Espero poder estimular ainda mais esse esporte para descobrir cada vez mais atletas na escola", diz a professora Michelle.

Vaquinha para o campeonato em São Paulo

Na próxima sexta-feira (29), Erick da Silva embarca novamente para Cubatão, desta vez para a disputa Júnior, na categoria sub-20, com grandes chances de medalha. Embora o Bolsa Atleta em breve vá lhe garantir uma bolsa mensal de R$ 925 para auxiliar os treinos, hoje Erick ainda encontra dificuldades financeiras para custear a viagem.

Para contribuir, envie qualquer contribuição para o PIX (82) 99318-9903. 

Por isso, junto com amigos e familiares, ele criou uma vaquinha para arrecadar apoio financeiro para a competição em São Paulo. Quem quiser ajudá-lo, pode enviar qualquer contribuição para o PIX (82) 99318-9903. 

Primeiro passo para o Mundial Sub-20

De acordo com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), 30 categorias estarão em disputa no Campeonato Brasileiro Sub-20, divididas igualmente entre estilo greco-romano, estilo livre feminino e estilo livre masculino.

Nas 18 categorias olímpicas, seis em cada estilo, o campeão garante vaga no Pan-Americano Sub-20 de Wrestling, em julho de 2022, no México. Os atletas nacionais finalistas das categorias olímpicas no Pan-Americano garantem vaga para disputar o Campeonato Mundial Sub-20 , em agosto de 2022, na Bulgária. O Campeonato Mundial é um passo importante para atletas que pensam em disputar os Jogos Olímpicos.

A Luta Olímpica

Segundo a CBW, a Luta Olímpica ou Olympic Wrestling é disputada desde o ano 704 a.C. nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e ao lado da maratona possui o posto de esporte mais antigo da humanidade. Nos Jogos Olímpicos da era moderna estreou em 1896 e figura desde a edição de St. Louis em 1904, nos Estados Unidos. Já o wrestling feminino, ou estilo livre feminino, estreou em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas. A Luta Olímpica atualmente é dividida em três estilos: Greco-romano, Livre masculino e Luta feminina. Os três estão presentes no cronograma olímpico com seis categorias de peso cada. Cada estilo possui ainda duas categorias não olímpicas.

Erick vence luta na Seletiva Gymnasiade 2022, em Macapá-AP. Foto: Reprodução CBDE

O objetivo é comum aos três estilos, imobilizar o oponente com as costas para o solo, o chamado encostamento. Esta ação encerra imediatamente a luta. Outras palavras como Touché e Pin também são utilizadas para denominar o golpe. Caso nenhum dos dois atletas consiga executar o golpe que encerra a luta, a decisão será feita de acordo com a pontuação acumulada ao longo dos dois rounds de três minutos. Nos três estilos não é permitido realizar nenhum tipo de movimento contra as articulações do adversário que cause dano a integridade física dos atletas Também é proibida a pegada de pescoço com as duas mãos.