Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Encontro de monitorias fortalece projeto pedagógico no Campus Marechal Deodoro

Encontro de monitorias fortalece projeto pedagógico no Campus Marechal Deodoro

Articulação entre estudantes e professores estimula aprendizagem em diversas disciplinas

por Acássia Deliê publicado: 01/12/2017 15h08, última modificação: 01/12/2017 15h13
Exibir carrossel de imagens Encontros de monitoria por área de conhecimento

Encontros de monitoria por área de conhecimento

Em final de semestre, o ritmo de estudos é sempre mais acelerado na escola. E, com tantas avaliações, nem sempre dá para tirar aquela nota boa em todas as disciplinas. Por isso, em Marechal Deodoro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) resolveu reforçar o programa de monitoria entre os estudantes, estimulando a aprendizagem no contraturno.

O programa de monitoria do Ifal funciona assim: estudantes com mais facilidades em determinadas disciplinas participam de uma seleção e passam a auxiliar colegas com dificuldades no horário contrário às aulas. Os monitores podem ser voluntários ou remunerados, com bolsas mensais de R$ 435. E qualquer estudante pode frequentar as monitorias, que hoje são ofertadas para as disciplinas de Física, Matemática, Química, Biologia, História, Filosofia, Língua Portuguesa e Recursos Naturais, nos turnos matutino e vespertino.

Para estimular os alunos dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente a buscarem o apoio das monitorias, o setor pedagógico do Campus Marechal Deodoro iniciou uma série de ações, junto com as coordenações dos cursos. Em setembro, a 1ª Mostra de Monitorias movimentou a escola, reunindo e apresentando os monitores das diversas áreas de conhecimento. Desde então, a equipe vem recebendo cada vez mais alunos interessados no programa.

Agora, encontros de monitoria com os professores de cada disciplina buscam melhorar o atendimento dos alunos usuários do programa. Cada encontro tem uma hora e meia de duração, em média, com reflexões e encaminhamentos em relação aos projetos dos cursos e o atendimento das monitorias.

"A receptividade dos professores foi muito boa, os depoimentos são de que muitos alunos estão com desempenho melhor nas disciplinas. Conseguimos articular o trabalho de sala de aula com o atendimento da monitoria. Monitores foram convidados a assistir as aulas dos professores da área nas diversas turmas e, depois, formamos um grupo de trabalho para os encaminhamentos das ações. Agora, teremos reuniões mensais por área", explica a pedagoga do Campus Marechal Deodoro, Vanda Cardoso.

Encontros de monitoria por área de conhecimento