Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Confira o resultado final da seleção de monitoria no Campus Marechal; reunião será na quarta-feira

Documentos obrigatórios devem ser entregues até quarta-feira (10)

por Acássia Deliê publicado: 08/07/2019 20h08, última modificação: 08/07/2019 20h12

O processo de seleção das monitorias para os cursos técnicos do Campus Marechal Deodoro chegou ao fim. A Diretoria de Ensino divulgou, na última sexta-feira (5), o resultado final da seleção. Estudantes aprovados devem entregar cópias do CPF, RG e conta bancária em seu nome até quarta-feira (10), na Direção de Ensino.

A Diretoria de Ensino também publicou chamada para uma reunião obrigatória com os aprovados, na próxima quarta-feira (10). A reunião será na sala da monitoria, às 9h (para estudantes que atenderão pela manhã) e às 14h (para aqueles que atenderão à tarde).

Confira a lista final de aprovados.

Foram ofertadas vagas para monitoria em cinco disciplinas: Matemática, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa, que atendem estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Guia de Turismo, Cozinha e Hospedagem.

Bolsas voltarão a ser pagas

Após readequação orçamentária acordada no Colégio de Dirigentes no dia 17 de junho de 2019, as bolsas de monitoria voltarão a ser pagas. Serão pagas bolsas mensais de R$ 400 para dois monitores em cada uma das 5 disciplinas atualmente em processo de seleção. Mas serão suprimidas as monitorias de Tecnologia da Informação e das coordenações de cursos.

Monitoria melhora o ensino

O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinadas disciplinas recebem bolsas para ajudar colegas em dificuldades. No horário contrário ao das aulas, esses monitores ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores e melhorando o desempenho escolar dos participantes.

Além de reduzir os índices de reprovação e evasão escolar entre os participantes, as monitorias enriquecem o conhecimento dos estudantes monitores, que normalmente têm exito em olimpíadas nacionais de conhecimento e saem da escola capacitados acima da média nas disciplinas que orientam.

No Campus Marechal Deodoro, o programa ganhou sala nova em 2018, exclusiva para o atendimento das monitorias. Também foi realizada a campanha "Vem Pra Monitoria", buscando atrair cada vez mais estudantes dos cursos técnicos diurnos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, como também estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).