Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal convoca estudantes para 2ª fase da seleção de monitorias; bolsas serão retomadas

Após readequação orçamentária no Ifal, direção informa que serão pagas 10 bolsas

publicado: 02/07/2019 17h37, última modificação: 02/07/2019 17h38

O processo de seleção das monitorias para os cursos técnicos do Campus Marechal Deodoro continua. Nessa segunda-feira (1º), a Diretoria de Ensino divulgou a convocação de estudantes para a segunda fase da seleção, as entrevistas com aprovados na primeira fase. As entrevistas serão realizadas nos dias 3 e 4 de julho, na presença de bancas formadas por professores e pedagoga.

Confira o cronograma e locais das entrevistas.

Estão sendo ofertadas vagas para monitoria em cinco disciplinas: Matemática, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa, que atendem estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Guia de Turismo, Cozinha e Hospedagem.

Bolsas voltarão a ser pagas

A Direção-Geral do Campus Marechal Deodoro também informou que, após readequação orçamentária acordada no Colégio de Dirigentes no dia 17 de junho de 2019, as bolsas de monitoria voltarão a ser pagas. O edital retificado da seleção havia suspendido o pagamento por tempo indeterminado, devido ao contingenciamento de recursos do governo federal.

"Na reunião colegiada, colocamos todas as opções na mesa para reorganizar o orçamento do Ifal", explicou o diretor-geral Éder Souza. "Foram levantadas todas as necessidades básicas dos campi, entre elas as monitorias. Ao final, a maioria decidiu por cortes em outras ações do Ifal, primordialmente no orçamento das pró-reitorias e nas ações institucionais, assim o pagamento das bolsas de monitorias poderá ser feito, mesmo assim com redução no quadro atual de monitores. Passaremos de 16 para 10. No âmbito do Campus Marechal, outros esforços vêm sendo feitos pela direção para reduzir despesas e, consequentemente, poder destinar parte do orçamento para as monitorias e ações da área de ensino", ressaltou o diretor.

Assim, serão pagas bolsas mensais de R$ 400 para dois monitores em cada uma das 5 disciplinas atualmente em processo de seleção. Serão suprimidas as monitorias de Tecnologia da Informação e das coordenações de cursos.

Monitoria melhora o ensino

O programa de monitorias é tradicional no Ifal e funciona assim: por meio de uma seleção periódica, estudantes com facilidades em determinadas disciplinas recebem bolsas para ajudar colegas em dificuldades. No horário contrário ao das aulas, esses monitores ajudam a tirar dúvidas sobre conteúdos mais difíceis, reforçando as aulas ministradas pelos professores e melhorando o desempenho escolar dos participantes.

Além de reduzir os índices de reprovação e evasão escolar entre os participantes, as monitorias enriquecem o conhecimento dos estudantes monitores, que normalmente têm exito em olimpíadas nacionais de conhecimento e saem da escola capacitados acima da média nas disciplinas que orientam.

No Campus Marechal Deodoro, o programa ganhou sala nova em 2018, exclusiva para o atendimento das monitorias. Também foi realizada a campanha "Vem Pra Monitoria", buscando atrair cada vez mais estudantes dos cursos técnicos diurnos em Guia de Turismo e Meio Ambiente, como também estudantes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem, da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).