Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal homenageia os melhores atletas estudantis de 2022

Campus Marechal homenageia os melhores atletas estudantis de 2022

ESPORTE ESTUDANTIL

Do xadrez à luta olímpica, alunos se destacam em competições no Brasil e no mundo
por Acássia Deliê publicado: 21/12/2022 13h43, última modificação: 21/12/2022 14h04
Exibir carrossel de imagens Diretor-geral, Éder Souza, entrega homenagens a atletas estudantis que se destacaram em 2022. Fotos: Guilherme Peixoto (colaboração)

Alagoas, Sergipe, São Paulo, Amapá, Rio de Janeiro e até México. Estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro rodaram o continente participando de competições esportivas em 2022. Os atletas estudantis foram homenageados pela instituição por atuações de destaque ao longo do ano no xadrez, na luta olímpica, no futebol e no jiu-jitsu.

As homenagens foram entregues pelo diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, acompanhado pela professora de Educação Física, Michelle Andrade, e pelos professores Edvan Horácio, Thiago Angelin e Zilas Nogueira.

"Final de ano é época de reconhecer estudantes que se destacaram também nos esportes. Embora não tenhamos uma estrutura que seja referência no setor esportivo, temos mais de uma dezena de alunos conquistando prêmios em todo o Brasil e até fora do país. É um motivo para nos orgulhar e também buscar mais investimentos para nossos equipamentos esportivos aqui no campus", comentou o diretor-geral.

As homenagens

Diretor-geral, Éder Souza, entrega homenagens a atletas estudantis que se destacaram em 2022. Fotos: Guilherme Peixoto (colaboração)Entre os estudantes homenageados, estão Rikelme Lima e Antony da Silva, campeões dos Jogos Escolares de Alagoas (Jeal 2022) no xadrez e na luta olímpica, respectivamente. Rikelme, de 16 anos, já é mestre nacional de xadrez desde 2021, sendo o mestre mais jovem do estado. O título é concedido a enxadristas profissionais que obtiveram pontuação igual ou superior a 2200 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez (Fide) ou da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

"Foi muito significativo pra mim poder receber essa homenagem , fiquei bastante alegre", conta Rikelme. "Estou mais uma vez realizado e contente por disputar competições representando minha segunda casa que é o Ifal. Além de tudo, esse reconhecimento vem como forma de lembrança de todo esforço e dedicação empenhado no esporte pelo qual fui homenageado", diz o enxadrista.

"Estou mais uma vez realizado e contente por disputar competições representando minha segunda casa que é o Ifal" - Rikelme Lima, estudante campeão de Xadrez

Ainda na luta olímpica, também foi reconhecido o mérito do estudante Erick Felix, que venceu o Campeonato Brasileiro Júnior de Wrestling e disputou o panamericano do esporte, no México. Neste ano, ele também conquistou a medalha de bronze na Seletiva Gymnasiade 2022, que integra o circuito mundial escolar de luta olímpica. Por toda a trajetória, Erick também recebeu o Prêmio Melhor do Ano do Esporte Alagoano, oferecido pelo Governo de Alagoas.

No xadrez, além de Rikelme, recebeu homenagem a estudante Syndel dos Santos, pelas boas colocações obtidas em competições do esporte, em especial nos Jogos dos Institutos Federais (JIF) de 2022. Pela mesma competição, desta vez no futebol, foram lembrados ainda os estudantes Daniel Oliveira, David Lima e Deivid Soares, que integraram a equipe campeã do JIF 2022.

Atletas estudantis se destacaram também no jiu-jitsu, em competições como os campeonatos Alagoano e Norte-Nordeste, Brasil Cup, King of Kings e Freitas Fight. Por esse esporte, foram homenageados os estudantes Pedro Vitor Melo, Áyla da Silva, Abgail Silva, Rian Goes, Natanael da Conceição e Kauã da Silva.

Veja a lista de estudantes homenageados:

Antony Wanderley Santos da Silva (Luta Olímpica)

Erick Félix Vicente da Silva (Luta Olímpica)

Rikelme Amorim dos Santos Lima (Xadrez)

Syndel Cristiny de Almeida da Silva (Xadrez)

David Lima Pereira de Lemos (Futebol)

Deivid Soares da Silva (Futebol)

Daniel da Silva Oliveira (Futebol)

Pedro Vitor Silva Melo (Jiu-Jitsu)

Áyla Henely Pessoa da Silva (Jiu- jitsu)

Abgail Alves dos Santos Silva (Jiu- jitsu)

Rian Mateus Silva de Goes (Jiu- jitsu)