Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal divulga impactos do bloqueio orçamentário na escola

Campus Marechal divulga impactos do bloqueio orçamentário na escola

GESTÃO

Bloqueio no Ifal é de R$ 4,4 milhões, equivalente a 5,35% da dotação atual das despesas discricionárias
por Acássia Deliê publicado: 29/11/2022 20h34, última modificação: 29/11/2022 21h32

O Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro divulgou os impactos do novo bloqueio orçamentário do governo federal na unidade de ensino. Em todo o Ifal, o bloqueio realizado nesta segunda-feira (28) é de mais R$ 4,4 milhões, equivalente a 5,35% da dotação atual das despesas discricionárias da instituição.

De acordo com o diretor-geral do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, inicialmente o bloqueio atinge valores ainda não empenhados pelo campus, ou seja, valores que ainda não estavam reservados. Ainda assim, muitos processos que já estão prontos para empenho ficam prejudicados.

Enquanto o bloqueio permanecer, a escola não poderá adquirir, por exemplo, novos quadros para salas de aula, condicionadores de ar, materiais farmacológicos, materiais estudantis, estrutura de som e vídeo para o auditório, estrutura de som para salas de aula, materiais para os laboratórios, materiais bibliográficos, mobiliários para biblioteca, computadores para o Laboratório de Informática, entre outros.

Já os processos empenhados em 2022 não serão afetados a princípio, pois foram agilizados até a última sexta-feira (25). "Nosso Departamento de Orçamento e Finanças foi muito eficiente e conseguiu evitar maiores impactos neste momento. Por outro lado, a medida adotada pelo governo federal mais uma vez inviabiliza a realização de novas aquisições para nosso campus, pois estamos com diversos processos prontos, aguardando apenas disponibilidade orçamentária. São materiais fundamentais para manter a qualidade da nossa educação e um bom ambiente escolar", ressalta o diretor-geral.

- Entenda as etapas da Execução da Despesa Pública

Em nota, a Reitoria do Ifal comunicou que, somado com bloqueio anterior, o prejuízo atinge a ordem de R$ 10,7 milhões em relação ao orçamento inicial aprovado na Lei Orçamentária Anual - LOA 2022, com impactos em 16 unidades de ensino. A instituição reiterou a necessidade de recomposição orçamentária imediata, sob pena de prejuízo ao funcionamento adequado dos campi da instituição e comprometimento da qualidade dos serviços ofertados.