Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal celebra aniversário de Paulo Freire e os 15 anos da EJA na Rede Federal

Evento contou com a presença de estudantes e egressos dos cursos técnicos integrados em Cozinha e Hospedagem
por Acássia Deliê publicado: 21/09/2022 17h23, última modificação: 22/09/2022 15h49
Exibir carrossel de imagens Coordenadora sistêmica da EJA no Ifal, Fátima Amorim, participou da celebração

Coordenadora sistêmica da EJA no Ifal, Fátima Amorim, participou da celebração

Em 2022, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica celebra uma importante marca no Brasil. Há 15 anos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) passava a integrar a rede, ampliando as vagas da Educação Básica federal para a formação integral de trabalhadores.

No Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, a data foi celebrada na última segunda-feira (19), dia em que o educador Paulo Freire completaria 101 anos de idade se estivesse vivo. Freire é um dos pensadores que mais influenciam a EJA na Educação Profissional de Tecnológica (EPT), por estimular uma educação emancipatória dos jovens e adultos trabalhadores.

“Celebrar a EJA é celebrar também o legado de Paulo Freire”, diz Ingrid Tavares, coordenadora do curso técnico integrado em Cozinha do Campus Marechal Deodoro. “Por isso, organizamos um evento com estudantes e egressos, para lembrar o passado e trabalhar no presente para seguir construindo o futuro”.

A celebração contou com palestra da professora Marinaide Freitas, do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), referência em pesquisas da EJA, e também da coordenadora sistêmica da EJA no Ifal, Fátima Amorim.

Evento teve participação de estudantes e egressosTambém contou com exposições dos egressos Jackson Filipe e Biatriz Ribeiro, do curso técnico em Cozinha, e da egressa Layla Sena, do curso técnico em Hospedagem. Os três convidados compartilharam experiências na trajetória durante e após a conclusão do curso EJA, relataram as principais dificuldades e como elas foram superadas até a inserção no mundo do trabalho.

A estudante Elayne Silva declamou o poema A Escola, de Paulo Freire. Alunas dos dois cursos também fizeram uma apresentação musical com o professor Bruno Ribeiro. A confraternização foi encerrada com um lanche coletivo no auditório do campus.

Encontro Nacional da EJA-EPT

Os 15 anos da EJA-EPT também serão celebrados em um Encontro Nacional da Rede Federal. Com o tema 15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito, a edição deste ano será marcada por dois momentos: um no formato on-line, com apresentação de trabalhos, no dia 26 de outubro; e outro presencial, sediado no Campus Sapucaia do Sul, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), nos dias 29 e 30 de novembro e 1º dezembro.

Até o próximo domingo (25), o evento recebe submissões de trabalhos relacionados à EJA-EPT, que podem ser enviados em dois formatos: Comunicação Oral e Relatos de Experiências. Também é possível participar do evento como ouvinte. Neste caso, as inscrições seguem até o dia 3 de outubro, na página do evento.