Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > O Campus > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 22/04/2020 21h53

Da proposta do governo federal de aproximar a educação profissional das populações distantes dos grandes centros, foi que nasceu a ideia de se implantar um campus na região norte de Alagoas.

Para tanto, a União divulgou as obrigações para que um município pudesse concorrer à implantação de um campus. Dentre as mais importantes, estavam: doação de um terreno de fácil acesso, com área mínima de 5 ha, pessoal de limpeza e segurança da prefeitura contemplada, além do projeto arquitetônico. O compromisso assumido pela União com os municípios era a liberação dos recursos financeiros para a execução da obra, inicialmente avaliada em pouco mais de cinco milhões de reais, distante dos valores atuais, aproximadamente treze milhões de reais.

A prefeitura de Maragogi assinou um termo de compromisso com o  IFAL/MEC garantindo a construção de mais um campus do Instituto. Com a exigência do governo federal de que os novos campi deveriam funcionar ainda em 2010, foi firmado um convênio entre o IFAL, a prefeitura de Maragogi e a Fundação Costa dos Corais – FUNDEC, para utilização de parte do prédio da referida fundação como sede provisória do campus Maragogi. Diante disso, foi nomeado o primeiro Diretor-Geral do campus Maragogi, professor Dácio Lopes Camerino Filho, que foi empossado no dia 20 de julho de 2010, na sala da Reitoria.

Em 23 de agosto de 2010, foi realizado o primeiro processo seletivo, por meio de sorteio público, com um total de 562 inscritos, sendo que 190 candidatos disputaram as 80 vagas do curso Técnico integrado em Agroecologia e 372 candidatos concorreram as 80 vagas do curso Técnico integrado em Hospedagem. Os cursos ofertados têm duração de 4 (quatro) anos e foram implantados de forma estratégica, dadas as características econômicas da região e as possibilidades de incrementar seus arranjos produtivos. Registra-se a importância da implantação do campus, quando da realização do quinto processo seletivo, que ocorreu em dezembro de 2014, com a participação de mais de mil inscritos, distribuídos entre as cidades de São Luis do Quitunde e Maragogi.

Com o início do ano letivo previsto para o dia 13 de setembro de 2010, o primeiro reitor eleito do IFAL, professor Sérgio Teixeira Costa, que nomeou a professora Sandra Maria Patriota Ferraz para o cargo de Chefe do Departamento de Ensino e o servidor técnico administrativo Manoel Carlos da Silva, para o cargo de coordenador de Administração e Planejamento. Deu posse também aos professores-fundadores do campus Maragogi: Carlos Eduardo de A. Filgueiras, Cassio Hartmann, Daniel Andrade do Nascimento Filho, Flávio Mota Medeiros, Francisco Xavier dos Santos, Iraneide Pereira da Silva, Jefferson Cunha dos Santos, José Ricardo da Silva Araujo, Laurici Maria Pires dos Santos, Monica Maria Pereira da Silva, Roberta Cajaseiras de Carvalho, Siumar Pedro Tironi, Sívio Orleans Cruz, Tiago Estevam Gonçalves, Tiago Gomes Landim.

Após quase sete anos funcionando em sede provisória na cidade de Maragogi, o novo campus do Instituto Federal de Alagoas foi inaugurado no dia 17/02/2017, no povoado de Peroba, Km 139 da rodovia AL 101 Norte. A solenidade contou com a presença do então ministro da Educação, Mendonça Filho, da secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, além do governador do Estado, Renan Filho, e do senador federal Renan Calheiros.

A nova estrutura tem capacidade para atender 1500 alunos dos cursos técnicos de Hospedagem e Agroecologia e também da Educação à Distância (EAD).