Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Litoral Norte de Alagoas ganha primeira graduação pública e presencial

Litoral Norte de Alagoas ganha primeira graduação pública e presencial

Curso Superior de Tecnologia em Horticultura ofertará 30 vagas pelo Sisu a partir do ano que vem. Aulas serão no campus Maragogi

por Bartolomeu Honorato publicado: 01/11/2022 10h20, última modificação: 01/11/2022 10h46
Bartolomeu Honorato Esse é um dos laboratórios disponíveis para a turma pioneira na graduação.

Esse é um dos laboratórios disponíveis para a turma pioneira na graduação.

O primeiro curso superior, presencial e público do Litoral Norte de Alagoas começa a funcionar, a partir do ano que vem, no campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maragogi. A graduação em Tecnologia em Horticultura ofertará 30 vagas para o período vespertino e o ingresso será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Segundo o coordenador do curso, Jailson do Carmo Alves, a graduação tem carga horária de 3.100 horas distribuídas em 6 semestres e as aulas serão ministradas por professores com mestrado e doutorado, que atuam no Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi. A turma pioneira também terá à disposição diversos laboratórios, biblioteca, auditórios e equipe profissional de assistência ao discente formada por nutricionista, assistente social e psicóloga. Há ainda outra vantagem apontada por Jailson.

“Será uma oportunidade para que os jovens da região Norte de Alagoas possam dar continuidade aos seus estudos, em nível de graduação, sem a necessidade de deslocamento ou mudanças de domicílio para os grandes centros urbanos, como Maceió ou Recife, propiciando condições para que eles possam permanecer em suas cidades de origem”, destacou.

O coordenador explicou que a Tecnologia em Horticultura é o ramo da agricultura que estuda as técnicas de produção e aproveitamento de diversas culturas agrícolas, tais como: plantas medicinais; aromáticas; condimentares;  hortaliças (olericultura); plantas frutíferas (fruticultura); flores (floricultura); plantas ornamentais (paisagismo e jardinagem).

Para Jailson, a abertura desse curso é de grande importância porque promove a ampliação do acesso à educação e atua na redução das desigualdades sociais e regionais. “O primeiro curso de graduação presencial reforça o papel do Ifal como instituição compromissada com a oferta de ensino (em seus diferentes níveis e modalidades) público, gratuito e de qualidade para a sociedade alagoana, auxiliando na promoção do desenvolvimento humano, econômico e social”, afirmou.

O mercado de trabalho para o graduado em Tecnologia em Horticultura inclui: cooperativas e associações;  empresas de armazenamento e distribuição de produtos hortícolas; empresas de certificação;  empresas de comercialização de insumos e produtos destinados às atividades de horticultura;  empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar;

Outros locais de atuação profissional são: organizações não governamentais;  órgãos públicos; viveiros de produção de mudas; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Conheça mais sobre o que o curso de Horticultura oferece aos alunos

Informações: jailson.alves@ifal.edu.br/ (82) 2126-6270.