Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Conheça mais sobre o que curso de Horticultura oferece aos alunos
conteúdo

Notícias

Conheça mais sobre o que curso de Horticultura oferece aos alunos

por Bartolomeu Honorato publicado: 01/11/2022 10h35, última modificação: 01/11/2022 10h42

O coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Ifal campus Maragogi, Jailson do Carmo Alves, fala sobre a importância dessa graduação para o Litoral Norte de Alagoas, dá detalhes sobre estrutura que a graduação oferecerá aos alunos e as vantagens que o Instituto Federal tem para seus discentes.



1 - Na sua opinião, qual a importância desse curso para os municípios da região Norte de Alagoas e Litoral Sul de Pernambuco? 

Jailson - A agropecuária é uma das principais atividades econômicas nas regiões do Litoral Norte de Alagoas e Litoral Sul de Pernambuco, sendo um dos setores da economia que contribui expressivamente para a geração de empregos e renda nessas regiões. Em se tratando mais especificamente da região do Litoral Norte de Alagoas, verifica-se que predomina um modelo produtivo baseado nas pequenas propriedades de agricultura familiar, notadamente aquelas decorrentes de assentamentos da reforma agrária (em um total de 51 projetos de assentamentos), as quais apresentam uma aptidão agrícola voltada para a horticultura em geral, com destaque para a fruticultura e olericultura. 

O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Litoral Norte de Alagoas (PTDRSLNA) evidenciou que um dos grandes problemas e entraves para o desenvolvimento das atividades agropecuárias da região está relacionado  à  assistência técnica, que tem se caracterizado pelos seguintes aspectos: a) assistência técnica descontínua, insuficiente e despreparada para abordagens específicas. b) falta de profissionais com conhecimento especializado para atender as demandas dos produtores; c) número de técnicos insuficiente. Assim, a formação de profissionais qualificados na região do Litoral Norte de Alagoas para atender essa demanda é de suma importância.

O Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Ifal campus Maragogi apresenta um perfil concebido em sintonia com a realidade e necessidades da região, se propondo a atuar como um importante indutor do desenvolvimento sustentável, através de um olhar diferenciado para as demandas dos segmentos sociais no campo, notadamente pequenos e médios horticultores, para enfrentar o desafio de manter o homem no campo, elevando a qualidade de vida das famílias rurais e voltando-se para a obtenção de produtos em harmonia com o meio ambiente.

2 - Qual a estrutura física que o curso vai oferecer aos seus alunos?

Jailson - O Ifal campus Maragogi, mantém em funcionamento, desde o ano 2010, o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroecologia e por isso já possui uma infraestrutura capaz de atender a demanda do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura. A instituição, possui salas administrativas e pedagógicas, doze salas de aula, uma sala de professores, um auditório para 160 lugares, uma biblioteca, um ginásio poliesportivo, uma cantina com área de alimentação, um Laboratório de Informática com 20 computadores conectados à internet, um Laboratório de Línguas com  computadores conectados à internet, um Laboratório de Matemática e Física, um Laboratório de Química e Biologia, um Complexo de Laboratórios Especiais de Agroecologia que dispõe dos seguintes ambientes: Sala de Recepção e Preparo de Amostras; Laboratório de Fitotecnia (Botânica, Produção Vegetal e Sementes); Laboratório de Fitossanidade; e Laboratório de Análise de Solo e Água. 

Além disso, possui Laboratórios didáticos e área externa a céu aberto e em ambiente protegido com viveiros de produção de mudas e propagação de plantas, unidades piloto de diferentes sistemas de produção em Horticultura (PAIS, canteiros de olerícolas, área de produção de frutíferas, entre outras), trator para mecanização agrícola, entre outros.

3 - Quais as oportunidades que o Ifal vai oferecer a quem se matricular no curso? 

Jailson - O Ifal, por meio de sua Política de Assistência Estudantil (PAE/Ifal), adota diferentes ações voltadas à ampliação das condições de permanência e êxito das/os estudantes. Nesse contexto, o Ifal campus Maragogi tem ofertado aos estudantes diversas oportunidades de auxílios e bolsas, como os ofertados pelo Programa Auxílio Permanência (para custear despesas com transporte, alimentação, moradia, creche, atendimento educacional especializado (AEE) ou outras necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social), pelo Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (transferência de recursos financeiros, por meio de bolsa, que possibilita aos estudantes o despertar para as experiências artísticas ou desportivas, que possam proporcionar o reconhecimento de habilidades nas diversas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro) e em modalidades desportivas), pelo Programa de Apoio às Atividades Estudantis (concessão de recursos materiais que engloba o fornecimento de óculos corretivos, fardamento escolar e material didático), entre outros.

4 - Além de auxílios e bolsas relacionadas à Assistência Estudantil, quais as outras oportunidades que o curso superior oferecerá aos alunos?

Jailson - Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Ifal campus Maragogi terão a oportunidade de atuar em diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão (programas, projetos, estágio, entre outros) sob orientação dos professores do curso, de acordo com suas especialidades, nas diferentes áreas de formação relacionadas à horticultura. 

Várias dessas ações podem propiciar a oportunidade de concessão de bolsas de estudo, como bolsas de monitoria de disciplinas, bolsas de projetos de ensino, bolsas de iniciação científica (PIBIC), bolsas de extensão, entre outras. O Ifal campus Maragogi oferta, ainda, uma equipe multiprofissional, com serviços de psicologia, nutrição, enfermagem e assistência social aos estudantes.