Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Ensino > Cursos > Técnicos Integrados > Serviços de Restaurante e Bar
conteúdo

Serviços de Restaurante e Bar - Campus Maragogi

O egresso do curso apresentará um perfil que lhe possibilitará atuar na supervisão do serviço de alimentos e bebidas no salão, no bar e em eventos; na coordenação do atendimento ao cliente no estabelecimento e em eventos; na coordenação de equipes de serviço de salão e bar; na aplicação dos controles operacionais em relação a vendas, equipamentos, utensílios e manutenção da infraestrutura; no monitoramento do recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque; além de colaborar com a elaboração e a revisão de cardápios. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, poderá atuar em: “Bares, Restaurantes e demais estabelecimentos de serviços do setor de alimentos e bebidas, Cruzeiros marítimos e embarcações turísticas, Meios de hospedagem.” (BRASIL, 2021a, p. 463).


Modalidade

Técnico Integrado - Educação de Jovens e Adultos 

Presencial

Turno

Noturno

Carga horária

2.200 horas

Duração

6 Semestres

Vagas 

40 vagas

Classificação Brasileira de Ocupações

5101-30 – Chefe de Bar; 5101-35 – Maître; 5134-15 – Cumim; 5134-05 – Garçom. (BRASIL, 2021a, p. 463)

 

Fale com a coordenação

Nome do coordenador: Artemísia dos Santos Soares (lattes)

E-mail institucional da coordenação: ejarestbar.maragogi@ifal.edu.br

Telefone da coordenação: (82) 2126-6270



 

Forma de acesso ao curso

O acesso ao Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Serviços de Restaurante e Bar será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, em edital específico.

Pré-requisito para ingressar no curso

Idade mínima de 18 (dezoito) anos (até o ato da matrícula), que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente; ou maiores de 18 anos, que não tenham concluído o ensino médio.