Apresentação
A horticultura é o ramo da agricultura que estuda as técnicas de produção e aproveitamento de diversas culturas agrícolas, tais como: plantas medicinais; aromáticas; condimentares; hortaliças (olericultura); plantas frutíferas (fruticultura); flores (floricultura); plantas ornamentais (paisagismo e jardinagem). O Curso Superior de Tecnologia em Horticultura é um curso de graduação tecnológica, destinado a formação sólida de profissionais na área de tecnologia de engenharia rural (com ênfase nos diversos ramos da horticultura).
Perfil do Egresso
A/O Tecnóloga/o em Horticultura formada/o no Ifal campus Maragogi deverá ter perfil que contemple múltiplos conhecimentos e saberes, relacionados tanto ao escopo técnico da produção, quanto às questões socioeconômicas e ambientais inerentes à profissão.
A/O egressa/o deverá ser capaz de planejar, executar e administrar projetos de produção em horticultura nos seus diversos ramos (hortaliças, frutas, flores, plantas ornamentais, plantas medicinais, entre outras), compreendendo todas as etapas do processo produtivo, considerando aspectos sustentáveis desde a implantação até a comercialização dos produtos. Deverá ser capaz, ainda, de realizar vistoria, perícia, avaliação e emissão de laudo e parecer técnico na área de horticultura.
Coordenação
Coordenação: Marcelo Cavalcante (Currículo Lattes)
Telefone: 2126-6270
E-mail da coordenação: horticultura.maragogi@ifal.edu.br
Informações Básicas
Campus: Maragogi - Praia de Peroba
Nível: Curso Superior Tecnológico
Área de concentração: Recursos Naturais
Modalidade: Presencial
Quantidade de vagas: 30 vagas
Carga horária total: 3100 horas
Frequência mínima exigida: 75%
Formas de acesso: Serão efetuadas com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utilizados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), considerando-se os percentuais destinados às ações afirmativas, observados os pesos e as notas mínimas estabelecidas pelo Edital publicado pela instituição. O ingresso também pode ocorrer por transferência e/ou equivalência e reopção conforme estabelecido nas Normas de Organização Didática, respeitando os termos da legislação vigente. A instituição poderá adotar também outras formas de acesso previstas nas Normas de Organização Didática, tais como: vestibular, transferência, equivalência e reopção.
Turno: Vespertino
Conceito Preliminar do Curso (CPC): Ainda não foi avaliado
Conceito no Enade: Ainda não foi avaliado
Componentes Curriculares e Docentes
1º SEMESTRE | 2º SEMESTRE | 3º SEMESTRE |
4º SEMESTRE | 5º SEMESTRE | 6º SEMESTRE |
PRÁTICAS PROFISSIONAIS |