Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > O Campus > História

História

por Márcio Bomfim publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 06/02/2023 22h59

As atividades de acompanhamento para a implantação do Campus Coruripe tiveram início no dia 28 de janeiro de 2014 com a reforma e preparação da Escola Municipal Nelson Araújo Lessa, onde se encontrava a unidade provisória do Campus na cidade. No dia 10 de março do mesmo ano, começaram as aulas do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A equipe técnica do Programa em Coruripe teve como coordenador adjunto o diretor geral do Campus, José Roberto Alves Araújo, como supervisores pedagógicos Marcos Antonio Mateus e Helane Carine de Araújo Oliveira e como apoio administrativo Aline Calazans e Izabela Neves. O Pronatec constituiu-se por cinco cursos no turno vespertino (Cerimonialista e Mestre de cerimônia, Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Inglês Básico e Inglês Intermediário) e sete cursos no período noturno (Agente de Informações Turísticas, Auxiliar Administrativo, Bombeiro Civil, Libras Básico I, Libras Básico II, Mecânico de Motos e Recepcionista). Do total dos cursos ofertados, foram certificados 254 alunos no dia 14 de agosto de 2014.

Desde a Audiência Pública para a implantação do Instituto Federal de Alagoas em Coruripe, realizada no dia 13 de dezembro de 2012, demonstrou-se a preocupação em relacionar as atividades realizadas no IFAL com o perfil da região visando ao seu desenvolvimento, bem como ao das localidades circunvizinhas. Essa preocupação norteou o trabalho desenvolvido nos cursos do Pronatec, bem como os cursos técnicos de nível médio.

Em 23 de outubro de 2014 deu-se início ao Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Soldagem. Em março de 2015 iniciou o Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações. O Campus continua oferecendo os dois cursos técnicos a cada ano, sendo o Subsequente em Soldagem ofertado a cada semestre. Segundo dados de Perfil Municipal (2011), a economia de Coruripe se destaca no setor industrial (47,66%), seguida de Serviços (32,68%) e agropecuária (19,66). Logo, os cursos de Soldagem e Edificações vêm atender ao anseio da população por uma oportunidade de formação e qualificação gratuita e de qualidade.

A sede definitiva do IFAL Campus Coruripe está localizada às margens da Rodovia Engenheiro Guttemberg Brêda Neto (AL – 101 Sul), Alto do Cruzeiro.

Confira o vídeo institucional do campus abaixo: