Notícias
Vídeos explicativos sobre Saúde Mental encerram a campanha Janeiro Branco
Durante este mês de janeiro, os alunos do curso técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram uma série de atividades integrantes do Projeto Saúde e suas Cores e a campanha Janeiro Branco, de atenção à saúde mental foi o foco dessas ações no primeiro mês de 2021.
Os estudantes produziram vídeos explicativo sobre o tema exposto, como forma de orientar e de proporcionar momentos práticos para as pessoas que sofrem com situações que possam comprometer o desempenho da mente. Sob a orientação do professor Salomão Patrício França, alunos e alunas explicaram, por meio das redes sociais, o significado das palavras Coping, Resiliência e Mindfulness e deram orientações sobre tratamento e práticas alternativas contra a ansiedade. Coping são esforços cognitivos e comportamentais para lidar com situações de dano, de ameaça ou de desafio fora do cotidiano. A resiliência tem como conceito mais informal a capacidade de se adaptar a situações adversas. Mindfulness como prática de se estar no momento presente da maneira mais consciente possível.
Uma das primeiras ações dos estudantes durante o Janeiro Branco foi a divulgação de um vídeo, apresentado pelo professor Salomão França, que propôs um papo sobre saúde mental e, no qual ele fez um convite para uma conversa sobre ansiedade e dispôs aos interessados o e-mail projetocuidese20@gmail.com para formulação de perguntas sobre esse assunto.
Vídeos postados no Instagram do projeto Saúde e suas Cores e produzidos por alunos do curso técnico em Enfermagem sequenciaram a campanha que foi concluída nesta sexta-feira (29).
Em um dos vídeos difundidos neste mês, o docente explica quais são as essências e óleos essenciais para diminuir a ansiedade das pessoas e sobre o uso do difusor com cromoterapia.
Carlos Henrique, um dos integrantes do Projeto Saúde e suas Cores, a campanha buscou promover a circulação de informações e de conhecimentos sobre Saúde Mental em todos os espaços, nos quais as pessoas se encontram. Na opinião do aluno, torna-se fundamental neste primeiro mês do ano que todos reflitam sobre o bem-estar, a qualidade de vida e os cuidados com a saúde mental e emocional. ”Estamos passando por um momento atípico em todas as esferas da nossa vida, por isso, ao decorrer do mês iremos trabalhar um pouco sobre algumas práticas que visem trazer uma melhoria para nossa saúde mental”, disse o estudante.
Técnicas de Meditação (assista)
Práticas alternativas para diminuir a ansiedade (clique a assista)