Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Um terço da 1ª turma do Profept-Ifal fará defesa até 1º de julho

Um terço da 1ª turma do Profept-Ifal fará defesa até 1º de julho

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 18/06/2020 13h19, última modificação: 19/06/2020 14h23
Exibir carrossel de imagens Reprodução Ítalo Christiano apresentou o produto educacional Resiliência

Ítalo Christiano apresentou o produto educacional Resiliência

Até o dia 1º de julho dsste ano, um terço da turma  do Mestrado em Educação Profissional (Profept) ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Campus Benedito Bentes terá defendido a dissertação e o produto educacional, requisitos essenciais para a obtenção do título de stricto sensu da rede federal. O anúncio foi feito pelo coordenador do mestrado, Ricardo  Jorge Cavalcanti, durante a quarta defesa online ocorrida na tarde desta quarta-feira (17) pelo mestrando Ítalo Christiano da Silva. Segundo Cavalcanti, mais quatro dissertações serão apresentadas nas datas de  20,22, 25 e 30 deste mês e 1º de julho referente à primeira turma do mestrado iniciada no segundo semestre de 2018.

Até agora  quatro mestrandos apresentaram suas pesquisas às bancas examinadoras. A primeira defesa de dissertação do mestrado em Educação Profissional ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas ocorreu no dia 27 de abril por meio de videoconferência. A servidora Fernanda Cordeiro dos Santos, técnico em laboratório do Campus Maceió apresentou o trabalho intitulado “Oficina de Robótica Educacional como Mecanismo de Articulação entre Teoria e Prática no curso técnico de Eletrônica”. A segunda teve como tema "Construção de um Serious Game para Abordagens de Noções de Direito do Trabalho no Contexto da EPT" apresentada por Carlos Farias da Silva no dia 20 de maio. No dia 22, daquele mês o tema foi "Educação Ambiental no Contexto Profissional e Tecnológico:uma proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o Ifal Campus Benedito Bentes com elaboração da PE - Cartilha Ambiental", de autoria do servidor da Reitoria, José Emiliano dos Santos e, nesta quarta-feira (17/06) foi a vez de Ítalo Christiano da Silva, professor de Língua Portuguesa de uma escola municipal em Arapiraca, apresentar a defesa do produto educacional Resiliência e a dissertação intitulada: Estratégia de Ensino na Aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio Integrado ao Técnico: reflexões sobre práticas pedagógicas humanizadas, que teve a orientação da professora Rossana Viana Gaia que compôs a banca examinadora junto com  a professora Lúcia de Fátima Santos (Ufal) e o professor Ricardo Jorge Cavalcanti.

Rossana Gaia, professora-orientacdoraChristiano utilizou como metodologia para realização da pesquisa uma abordagem qualitativa de cunho social por meio de levantamento bibliográfico e da intervenção nas aulas de Língua Portuguesa. Para preparar a investigação, o pesquisador realizou um diagnóstico do estudo da língua portuguesa junto aos aluno sdo Ifal Campus Arapiraca sobre as práticas pedagógicas humanizadoras. A proposta previa a realização de quatro oficinas semanais com duas aulas ininterruptas  de 50 minutos cada uma.

“Passamos a trabalhar com frames  imagens estáticas retiradas de material audiovisual para obtenção de interpretação antes e depois da veiculação do  vídeo". disse o mestrando.

O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 prejudicou a proposta de pesquisa do aluno do Profept,Professora Lúcia Santos componente da banca examinadora tanto quanto ao número de oficinas a serem ministradas aplicadas aos alunos, como quanto à quantidade de estudantes participantes. Somente a quarta oficina pode ser  realizada junto aos discentes e Ítalo Christiano considerou como variáveis intervenientes provocadas pela pandemia, as mudanças dos espaços das intervenções com redução que resultaram na diminuição dos colaboradores, a ausência dos professores e a mudança em relação ao produto educacional  Resiliência cujo objetivo é promover, através de suas informações, desafios e frases motivacionais, o combate aos fatores de risco que discutam problemas socioemocionais que levem os jovens à pensamentos e/ou práticas suicidas.

Também foi aplicado um questionário sobre análise de valores junto aos alunos  e que trouxe como temas, a abordagem de assuntos transversais ao conteúdo curricular para serem discutido em sala de aula, a impressão sobre a instituição escolar em que estudam e a violência escolar.

Produto educacional apresentado por Christiano Ítalo

Resiliência

O produto educacional se volta para o combate à prática de bullying  e nele a pretensão é apresentar a lei 13.185 de combate à intimidação sistemática ainda pouco conhecida segundo o autor. Em uma das casas do jogo, há  uma explicação sobre o  funcionamento do Centro de Valorização à Vida que atende pelo telefone 188 às pessoas com pensamentos suicidas e em mais outras duas há sugestões sobre  como  pedir ajuda e  também de  congratulação por essa atitude de encontrar uma “mão amiga”.

Ricardo Jorge Cavalcante, coordenador do mestrado e componente da banca examinadoraNas considerações finais, o mestrando conclui que a pesquisa  lhe trouxe uma reflexão sobre  a educação na perspectiva profissional e tecnológica em prol de uma formação omnilateral, auxiliou nas relações interpessoais entre professor e aluno, a partir das aulas de língua portuguesa, possibilitou que o produto educacional passasse a ser um produto lúdico na aquisição de conhecimentos e propôs que o trabalho interdisciplinar fortalece a humildade e cooperativismo e  gera novos conhecimentos.

A banca examinadora propôs ao aluno uma revisão em relação a termos aplicados durante o conteúdo textual da pesquisa e  deu os parabéns ao aluno do mestrado em Educação Profissional pela aplicação do produto educacional.