Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Trabalho de professores do Ifal Benedito Bentes é selecionado como experiência exitosa pela Reditec 2024

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 30/09/2024 16h17, última modificação: 30/09/2024 16h29
Trabalho de professores do Campus Benedito Bentes será apresentado como experiência exitosa na Reditec 2024

Um trabalho de pesquisa de três professores do Ifal-Campus Benedito Bentes foi selecionado entre as experiências exitosas da  Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica Reunião dos Dirigentes das Instituições de Ensino Profissional e Tecnológico  - Reditec 2024 que ocorrerá no período de 21 a 24 de outubro na cidade de Caldas Novas- Goiás. Trata-se de “Relatos de Casos: uma aplicação na prática profissional integrada no Campus Benedito Bentes" das turmas dos segundos anos de 2023, ação coordenada pelos  docentes André Leite, Maurício Ricardy e Diego da Guia.

O projeto foi desenvolvido em 2023 a partir de três disciplinas:Armazenagem e Controle de Estoques, Educação Física e  Logística Reversa e Sustentabilidade. Na primeira disciplina, o trabalho foi dividido em seis grupos com cada equipe atuando em  áreas de logística como, recebimento, avaria,transporte, frota, sistema e armazém refrigerado, a partir de uma visita realizada em uma empresa. A equipe de  Educação Física colheu dados sobre a qualidade de vida do trabalhador no ambiente de trabalho.Segundo o professor Maurício Ricardy, quatro equipes atuaram para verificar o conhecimento da ergonomia durante o exercícios das atividades laborais e construíram o guia para os profissionais que trabalham sentados no Campus Benedito Bentes. Quanto à disciplina Lógica Reversa e Sustentabilidade, o professor André Leite explicou que duas equipes realizaram um mapeamento em cooperativa de catadores de resíduos sólidos urbanos, onde os estudantes conheceram as etapas do processo deste material, a destinação correta e reabsorção no mercado econômico, além dos ganhos financeiros para essas cooperativas.

A experiência, segundo o professor Diego da Guia, contou com a colaboração de alguns alunos na parte de filmagem e edição (Arthur Vinícius, Chrystian Eneas, Guilherme Costa, Jhonatas Gabriel, Karen Soares, Maria Beatriz e Maria Yasmin).

Outro trabalho do campus bem avaliado pela organização da Reditec foi na categoria Gestão Administrativa  e devido ao critério de desempate ficou de fora. A ação teve como proponente  a chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, como a proposta Inventário Certo, um aplicativo prático para levantamento de bens patrimoniais.