Notícias
Técnicos administrativos discutem planejamento do campus para 2021
Servidores técnicos administrativos do Campus Benedito Bentes apresentam propostas em reunião online
Servidores técnicos administrativos do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) reuniram-se na manhã desta terça-feira (23) com os gestores da unidade de ensino da parte alta da capital alagoana para discutir as iniciativas que vão compor o planejamento institucional para 2021. Segundo o diretor Alexandre Bonfim, no próximo ano, o campus deve ofertar o curso técnico integrado ao ensino médio de Logística, e esse fato altera, em parte, a atual configuração e, por isso, opinou o gestor, faz-se necessário, a participação dos técnicos administrativos apresentando sugestões nas áreas específicas sobre como deve ser a infraestrutura do campus.
"Começamos a discussão mais cedo para proporcionar uma organização adequada para o recebimento do novo segmento de alunos que, desta vez terá boa parte de adolescentes vindo, em sua maioria, do ensino fundamental. O campus é de todos e, por isso, queremos ouvir os servidores para que seja construído um projeto integrado”, declarou o diretor.
A diretora de Administração e Manutenção, Paula Pradines, explicou que algumas providências começam a ser adotadas para que o espaço do campus seja adaptado para atender aos estudantes. “Temos que fazer adaptações na portaria, recepção, salas de aulas e outros setores onde haja presença dos alunos, como de Enfermagem e Psicologia e de assistência estudantil”, explicou.
O projeto de implantação do curso técnico integrado de Logística foi finalizado pela comissão responsável pela elaboração e será enviado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Ifal para análise e, depois ser encaminhado ao Conselho de Ensino e Pesquisa (Cepe), caso não sejam sugeridas alterações no documento pela Proen. Atualmente, o campus dispõe de curso técnico de Logística, porém na modalidade subsequente, destinado a quem concluiu, no mínimo, o ensino médio.
Os servidores expuseram opinião sobre a reunião e sugeriram as primeiras propostas. Os profissionais do Setor de Enfermagem propuseram melhores condições de trabalho e instalação de equipamentos de avaliação dos alunos e de higiene pessoal na sala de atuação. Na área da Psicologia foi reivindicada também melhoria para o setor.Os servidores da Tecnologia de Informação apresentaram como sugestão o uso de um aplicativo de controle estudantil e os de administração, avaliar a disponibilidade de recursos para atender a demanda dos setores.
O diretor Alexandre Bonfim, no entanto, esclareceu que devido à pandemia do coronavírus que provocou a suspensão das aulas, ainda não há um prazo definido em relação à oferta do curso técnico integrado, nem quanto ao retorno das atividades letivas.Contudo, segundo ele, é preciso que essas propostas sejam elencadas por todos os servidores para que eles participem dessa nova configuração do Campus Benedito Bentes. As sugestões devem ser recolhidas pela gestão no prazo de 15 dias para que sejam discutidas a inclusão delas no planejamento da unidade de ensino para 2021 em nova reunião a ser marcada.