Notícias
Servidores do Campus Benedito discutem planejamento orçamentário para 2025
A Direção-geral do Campus Benedito Bentes do Ifal reuniu os servidores na noite de terça-feira (1º/4) para discutir o planejamento orçamentário para este ano. O encontro online contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre docentes e servidores técnicos administrativos. O principal ponto de debate foi a proposta de remanejamento financeiro para custear a participação de estudantes e professores em eventos científicos. Contudo, a decisão dos participantes foi a de manter o orçamento inalterado e buscar alternativas para efetivar a representatividade do campus em congressos, feiras, seminários e outras atividades de ensino.
O encontro teve início com a apresentação do planejamento orçamentário do Campus Benedito Bentes, exposta pela chefe do Departamento de Administração Paula Pradines. A dirigente traçou um diagnóstico das ações administrativas e financeiras da unidade de ensino do Ifal e enfatizou a importância da manutenção predial e exemplificou a pintura do prédio. O processo de compra de materiais para laboratórios, com produtos odontológicos e farmacológicos para atender ao curso técnico subsequente em Enfermagem também foi relatado. Paula Pradines destacou ainda, a compra de material de expediente do campus e orientou os servidores quanto ao uso do almoxarifado virtual.Foram apresentadas também as previsões financeiras para despesas com capacitação, com qualificação, núcleos de atendimentos estudantis e com diárias e passagens aéreas.
Os eventos promovidos pelo campus também foram assuntos debatidos na reunião. A Semana da Enfermagem e a Mostra de Ciências do Campus Benedito Bentes (Mocibe) estão previstos para este ano, no entanto, a discussão gira em torno da viabilidade financeira para a realização.
O diretor-geral, Alexandre Bonfim ressaltou que a cada ano, o campus faz essa reunião de apresentação do orçamento, mas explicou que ainda não pode se ter uma previsão sobre os gastos, devido à necessidade ainda de sanção presidencial da Lei Orçamento Anual (LOA), aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional
“A gente não sabe ainda se vai ter algum tipo de veto nem, mas existe uma previsão financeira para os institutos federais”, declarou o diretor-geral..
Professores questionaram as limitações orçamentárias para realização de eventos como atividades letivas, algumas delas financiadas com recursos financeiros pessoais. Pesquisadores levaram à reunião preocupação quanto ao custeio de viagens para eventos científicos e que por falta de orçamento pode impedir que os estudantes apresentem trabalhos em congressos e outras instituições de ensino. Foi então que a proposta sobre remanejamento de recursos orçamentários foi formulada para atender ao financiamento de viagens e hospedagens de docentes e alunos com trabalhos científicos. No entanto, por votação da maioria, foi proposta a busca de alternativas para atender aos pesquisadores.