Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Servidora do campus participa de mesa-redonda na 9ª Bienal do Livro sobre práticas de letramentos

publicado: 06/11/2019 11h07, última modificação: 06/11/2019 11h12
Gerônimo Vicente Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Benedito Bentes participa de mesa-redonda da 9ª Bienal do Livro de Alagoas

O letramento é o estado em que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais. Essa atividade tem sido um desafio do processo de aprendizagem na educação brasileira e, somente o diálogo  com uma ampla discussão pode superar essa barreira. Um grupo de pesquisa formado por professores e servidores técnicos administrativos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participa nesta quinta-feira (7), das 19 às 22h de uma mesa-redonda na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas sob o tema “Dialogando sob a Perspectiva de Letramentos no Processo de Ensino/aprendizagem: uma Interface entre as Modalidades Presencial, a Distância e Educação de Jovens e Adultos”.

A técnica em Assuntos Educacionais do Campus do Ifal Benedito Bentes, Sidiane Batista faz parte do grupo de pesquisa e será uma das participantes da mesa-redonda que ocorrerá no Pavilhão das Oficinas, sala 03, um dos espaços da feira de livros. Graduada em Letras e mestra em Linguística, a servidora explicou que  o evento se propõe a apresentar um diálogo sobre a língua portuguesa na perspectiva do letramento nas modalidades de ensino a distância, presencial e de jovens e adultos. “A finalidade é transmitir aos presentes o estímulo aos alunos sobre uso das práticas de leitura e escrita como colaboração para o desenvolvimento deles no meio social, disse.

Além de Sidiane Batista, estarão participando da mesa-redonda  os servidores do Ifal: Antônio Carlos Santos de Lima (doutor em Letras do Campus Maceió), Aurineide Porfírio Barros Correia (mestre em Linguística do Campus Satuba), Manoel Santos da Silva (doutorando em Educação, lotado no Campus Satuba) e Maria de Fátima Feitosa Amorim (mestre do Campus Marechal Deodoro). O grupo de pesquisa existe há mais de dois anos e desenvolve atividades nas áreas de  tecnologia e de letramento. A mesa-redonda destina-se a professores de Letras, tutores de educação a distância e profissionais de educação.

Para  a servidora da unidade de ensino do Ifal na parte alta da capital alagoana, o grupo de pesquisa espera contribuir na superação dos desafios do processo de aprendizagem dialogando com o público sobre as formas de  buscar o interesse do aluno pela leitura e escrita para que ele possa interagir com o meio social.