Notícias
Semana da Enfermagem é encerrada com palestra sobre a valorização do trabalho com desenvolvimento sustentável
Presidente da Aben, Regina Santos lembrou os momentos difíceis para a categoria durante a pandemia da Covid-19
A Coordenação do curso técnico em Enfermagem do campus Benedito Bentes encerrou na sexta-feira (19) a programação comemorativa em homenagem à categoria com uma série de atividades envolvendo docentes e discentes da unidade de ensino. O evento foi a 5ª Semana Brasileira de Enfermagem que contou com a palestra da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) - seção Alagoas, Regina Maria dos Santos sobre o tema “Valorização do trabalho em enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem-viver”.
A solenidade foi aberta pela apresentação dos alunos Emanuel Fernandes e Samuel Oliveira que fizeram uma exibição musical com flautas, seguida da exibição de um vídeo sobre a profissão de enfermagem. A mesa solene foi composta pela coordenadora do curso, Kely Regina, pelo representante do campus, Daniel Emídio, pela aluna Tatiana Correia Lins e pela palestrante Regina Santos, presidente da Aben- Alagoas.
A professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentou reflexões sobre o exercício da enfermagem no período pandêmico e o relacionou com o processo de destruição do ambiente ocorrido nos últimos quatro anos. A palestrante explicou que durante a Semana da Enfermagem nem sempre o tema central é abordado, por isso o foco seria a discussão sobre políticas públicas e suas relações com o meio ambiente .
Para este ano, a Aben desenvolve suas atividades em torno de dois eixos que são: a fomentação do debate político, técnico e científico sobre a iniquidade social e a construção de políticas públicas de atenção à saúde e cuidar do desenvolvimento profissional nas esferas política, técnico e científica e, neste sentido, afirmou a professora. A entidade classista se volta para o estudo da conjuntura política brasileira pós-pandemia, a retomada do estado democrático de direito, a reentrada do Brasil nos espaços políticos mundiais, abertura dos espaços políticos para reestruturação das políticas públicas de saúde e a retomada das defesas da sustentabilidade planetária. A professora Regina Santos relatou alguns fatos calamitosos ocorridos durante a pandemia e que abalaram, de forma emocional, a categoria de enfermagem no Brasil e no mundo. “Assistimos a profissionais cansados, chorando diante da exaustão do trabalho e da falta de suporte do próprio governo.
A palestrante fez referência ainda à enfermeira Ana Nery que participou da Guerra do Paraguai na época do imperador Dom Pedro II. Ela foi chamada de “a mãe dos brasileiros”. “É a única enfermeira no mundo que foi enfermeira sem ter feito curso”, declarou Regina Santos.
A Semana da Enfermagem nasceu no Rio de Janeiro na Escola Ana Nery, em 1940. O dia 12 de maio, segundo a palestrante, foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas. Sobre a Aben, a palestrante comunicou que a entidade tem 97 anos e é uma associação de caráter cultural, científico e político e congrega tanto pessoas físicas quanto os técnicos, enfermeiros, enfermeiras, técnicas, auxiliares.
Regina Santos ainda fez referência, durante a palestra, ao desenvolvimento sustentável e sobre o controle ambiental no planeta e citou os elementos que demoram a se decompor no ambiente.
No período da tarde houve minicursos sobre “Gerenciamento de estresse com a professora-mestre Elza Marcolino Duarte (Seune), “Arte Gestacional” com Rafaela Ivis Pereira e “ técnica da Hipodermóclise na administração de medicamentos” com a enfermeira Míbsam Lysia Carvalho, da Unimed.