Notícias
Segunda turma da pós Desenvolvimento Organizacional participa de aula inaugural
Solenidade de aula inaugural online ocorreu na noite de sexta-feira
A segunda turma do curso de Especialização em Desenvolvimento Organizacional ofertada pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas participou na noite de sexta-feira (27) da aula inaugural, evento que envolveu dirigentes da unidade de ensino, docentes e a coordenação do curso de pós-graduação. A novidade desta nova turma é a presença de estudantes de cidades diferentes do Nordeste, devido ao formato remoto das aulas
A cerimônia da aula inaugural foi presidida pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim. A pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira participou da solenidade e declarou que aquele momento era de triunfo para a nova turma devido ao quadro de professores qualificados com que se depara. A gestora lembrou o momento difícil da população brasileira devido à crise sanitária. “Infelizmente se mantém esta situação, mas temos aqui 49 pessoas munidas de uma nova esperança”, disse Eunice Palmeira. O Alexandre Bonfim ressaltou a resiliência da turma comprovada na participação de estudantes de outros estados, diante do caráter semipresencial do curso.”Levamos a discussão ao Cepe ( Conselho de Ensino e Pesquisa) para que, diante do cenário exposto, fosse necessário que o curso fosse oferecido no modo remoto, o que possibilitou a participação de estudantes de outros estados”, destacou o diretor do campus.
Além desses dirigentes, participaram ainda da cerimônia, a chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, que enfatizou os preparativos do campus para a ocasião de retorno às aulas presenciais, o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Max Manhas e o coordenador do curso técnico de Logística, Marcos Charles.
Dados do curso
O coordenador do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional, André Leite, disse que o curso sofreu alteração na dinâmica de estudo o que possibilitou uma sinergia entre professor e aluno. ”Na primeira turma, 72% dos estudantes concluíram o curso como resultado deste processo”, acrescentou o coordenador.
Por meio de dados, André Leite explicou aos novos alunos sobre a distribuição das disciplinas e seus professores. Os docentes participaram explicaram aos alunos as ementas das disciplinas a serem lecionadas. Por decisão colegiada em março de 2020, o curso passou a ser ofertado no modo semipresencial com uma redução na carga horária de 560h para 375h, sendo a diferença cumprida por meio do trabalho de conclusão de curso. Há 40 alunos matriculados na pós-graduação, sendo 20 de Maceió e regiões metropolitanas e os demais entre cidades do Agreste e Sertão alagoano, além de participantes de Paulo Afonso-BA,Maracanaú-CE, Parnamirim-RN, Campina Grande-PB e Teresina-PI.
O processo seletivo ocorreu no primeiro semestre deste ano e foi direcionado aos profissionais graduados com formação acadêmica e experiência da prática profissional alinhada à necessidade de complementar seus conhecimentos voltados ao desenvolvimento organizacional. Em sua segunda turma ,foram disponibilizadas 40 vagas, sendo 26 delas para ampla concorrência; as outras 14 para políticas afirmativas (quilombolas, indígenas e candidatos com deficiência) e servidores públicos.
As aulas começaram no sábado (28) e neste semestre, prologam-se até o dia 19 de dezembro.