Notícias
Saúde e suas Cores: alunos orientam sobre a prevenção ao autismo
O mundo está mobilizado no combate à Covid-19 e todas as atenções de prevenção se voltam para que cada um faça sua parte ao atender as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a higiene pessoal e o distanciamento social, como forma de evitar o contágio. No entanto, em meio às justas orientações dos organismos sanitários, especialistas da área lembram que outras doenças seguem causando danos às pessoas no país e no mundo e precisam também da atenção da população tanto quanto o coronavírus.
Neste sentido, os alunos do curso técnico subsequente de Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Ifal prosseguem o projeto Saúde e suas Cores. Neste mês de abril, as orientações se voltam para o Autismo e a cor destacada é o azul.
A ação extensiva do campus é orientada pela professora Paulyanne Araújo e tem como objetivo lembrar a importância de se cuidar da saúde, por meio de consultas aos profissionais especializados e realização dos exames periódicos. Cada mês representa a atenção a um tipo de doença. A iniciativa começou em setembro de 2019 com a prevenção ao suicídio.
Os sintomas de autismo começam a aparecer a partir de 2 anos e seis meses de idade (30 meses). Como têm feito nos últimos meses, os alunos produziram material gráfico em que explicam como ocorrem os primeiros sinais de alerta, diagnóstico e o tratamento da doença. Devido à suspensão das aulas, as atividades de orientação e conscientização são feitas via redes sociais.
Orientações