Notícias
Saraus envolvem alunos do campus na cultura e literatura luso-brasileiras
Os estudantes do curso técnico integrado ao ensino Médio em Logística participaram na tarde desta quarta-feira (4) de dois saraus, um dedicado ao cantor e compositor alagoano Djavan e outro, em formato de peça teatral, sobre a literatura portuguesa. O evento cultural foi organizado pela professora Kathia Barros Leite da disciplina de Língua Portuguesa e envolveu alunos e alunos do segundo ano que se apresentaram para os demais colegas ao recitarem poemas, cantarem canções e apresentarem peça teatral sobre o romantismo.
A atividade foi iniciada por um grupo de estudantes que cantaram composições do cantor Djavan, entre essas, “Nem um dia”, “Eu te devoro” e “Sina”. Trechos das canções foram transformados em poemas, recitados e interpretados pelos participantes do sarau.
Sarau é um evento social em que as pessoas se reúnem para compartilhar e apreciar expressões artísticas como poesia, música, dança e teatro e este estilo, segundo a professora Kathia Leite, é uma forma de envolver os estudantes no mundo da cultura e da literatura.
Na quinta-feira (5), o sarau foi dedicado ao cantor e compositor baiano Gilberto Gil.com apresentações no pátio da unidade de ensino de músicas como "Aquele Abraço", "Palco", "Andar com fé" e "Drão" pelos estudantes do primeiro ano. Houve ainda interatividade em formato de Quiz com os demais colegas com perguntas sobre a vida e obra do cantor e compositor baiano.
Peça teatral
Na segunda parte, os alunos do 2º ano A, encenaram a peça baseada no livro “Amor e Perdição”, de autoria do escritor português Camilo Castelo Branco, considerado um dos principais nomes da corrente literária denominada Romantismo. A peça foi montada a partir de uma leitura feita em sala de aula. O livro Amor de Perdição recebeu uma adaptação para apresentação teatral intitulada “Amor e Miseráveis”.
O livro de Camilo Castelo Branco é uma novela, escrita em 1861 e publicada em 1862. É considerada a obra principal do escritor, e uma das mais importantes durante a fase do Romantismo.Com um enredo shakespeariano, a novela conta a história de Simão e Teresa que lutam contra todos os obstáculos por seu amor, ainda que isso os leve à morte.