Notícias
Reunião marca preparação para o início do ano letivo no Ifal-Benedito Bentes
A Direção-geral do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou na manhã desta segunda-feira (26/1) uma reunião de acolhimento entre servidores técnicos administrativos e docentes que retornam das férias e iniciam os preparativos para a abertura do ano letivo. O objetivo do encontro foi o de alinhar as ações e diretrizes de atividades para o exercício de 2026.
A reunião foi dirigida pelos gestores Alexandre Bonfim Barros (diretor-geral), Paula Pradines (Administração) e Max Manhas (Ensino, Pesquisa e Extensão), que expuseram, para os presentes, o planejamento das atividades para este ano. Alexandre Bonfim discorreu sobre o processo de reforma na estrutura física do campus que envolve trabalho de retelhamento. “Será uma obra muito complexa e que dependerá do esforço e da compreensão de todos os servidores, uma vez que haverá alterações de salas de aula e na parte administrativa”, explicou. Outro assunto referente à área administrativa foi a instalação de um controle de acesso para servidores e estudantes do campus como ação de preservação da segurança da comunidade interna.
A chefe do Departamento de Administração fez um balanço das ações do setor realizadas no ano passado e destacou as atividades planejadas para 2026, como a pintura da área frontal do campus e a instalação de portões de entrada e de acesso de veículos.Explicou ainda sobre o funcionamento do Almoxarifado virtual e anunciou a aquisição de equipamentos para laboratórios como, por exemplo, microscópios.
A alimentação escolar foi outro assunto discutido com o processo em tramitação e a perspectiva para implantação no segundo semestre com a instalação de um restaurante para atender os estudantes e a contratação de uma empresa para gerir a prática de merenda escolar. O fornecedor de gêneros alimentícios já foi contratado à espera da conclusão da obra.
No encontro discutiu-se também sobre a dotação orçamentária para custear participação de servidores e estudantes
em eventos científicos, acadêmicos, congressos e reuniões institucionais.A proposta da gestão é rediscutir os critérios de participação de alunos e docentes que passariam a ser estabelecidos pelo colegiado do campus.
Outro momento dedicado à área de ensino foi a discussão sobre a utilização do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) que será utilizado também para gerenciamento de dados do ensino. O chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão, Max Manhas forneceu informações pedagógicas como horário de disciplinas, formação de turmas e outros assuntos vinculados à área.