Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Reportagem do TJ-AL destaca parceria Ifal-Seris no Projeto Alvorada

Reportagem do TJ-AL destaca parceria Ifal-Seris no Projeto Alvorada

Magistrado destaca a importância da educação profissional no processo de pós-cumprimento da pena

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 04/05/2022 10h15, última modificação: 04/05/2022 10h15
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Estudantes do curso de Higienista de Serviços de Saúde, ministrado no campus Benedito Bentes do Ifal

Reportagem produzida pela Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas destaca o Projeto Alvorada, uma parceria entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) com aporte financeiro do Ministério da Segurança Pública e que tem como objetivo a formação profissional de egressos do sistema prisional.A gravação ocorreu no dia 15 de abril deste ano durante visita das equipes dos órgãos gestores aos Campus Benedito Bentes, unidade de ensino onde o curso de Higienista de Serviços de Saúde é ministrado.

A turma, formada por 20 alunos, começou as atividades letivas no dia 31 de janeiro deste ano e a duração será de oito meses, o que totaliza 500 horas de aulas. Durante este período, os estudantes recebem uma bolsa de R$ 831,80 e têm aulas teóricas de Português, Informática, Direito, Matemática, além de assuntos vinculados à área de higienista. Segundo a  representante do Projeto Alvorada, Ana Beatriz Palmeira, os alunos também passarão por um estágio supervisionado em um ambiente hospitalar.

Para o aluno Jonathan Bruno, “ isso é muito importante para a gente. Até uns tempos atrás, estava meio desacreditado da vida e Deus me deu esta chance junto com o pessoal aqui que deram esta oportunidade tão especial”.

Equipes gestoras do Ifal e da Seris ouvem demandas e orientam os estudantesPara a coordenadora do programa, Jackeline Gomes, a missão é fazer elo com a comunidade na troca de saberes  para atender  as pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Entendemos que  o primeiro passo para a ressocialização é o acesso ao trabalho”, declarou a gestora. O juiz  Alysson Amorim, da 16ª Vara Criminal da Capital explicou que  desde o início do cumprimento da pena tanto

juiz Alysson Amorim, da 16ª Vara Criminal da Capital (Reprodução TJ-AL) o trabalho quanto a educação são estimulados. “Esta ideia se prolonga para  o pós-cumprimento da pena que são os chamados os egressos do sistema prisional.Então esse é um trabalho de grande importância”, destacou o magistrado.

Durante a  visita da equipe de TV do TJ-AL, as assistentes sociais e psicólogas da Seris estiveram presentes no  campus Benedito Bentes para  avaliar os cursos e ouvir as demandas dos estudantes. Na ocasião, foram esclarecidas informações sobre  o repasse do valor da bolsa e distribuição do material didático.

Assista à reportagem produzida pela Ascom do Tribunal de Justiça