Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Reitoria nos Campi dialoga com a comunidade acadêmica da unidade Benedito Bentes

Servidores técnicos administrativos, dirigentes, docentes e estudantes apresentam suas propostas de melhorias do espaço escolar para os gestores da Reitoria

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 08/02/2023 12h18, última modificação: 15/02/2023 11h53
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Reitor Carlos Guedes conversa com estudantes do campus e ouve as reivindicações dos discentes

Em mais uma edição do "Reitoria nos Campi", o reitor Carlos Guedes, pró-reitores, chefes de departamentos e coordenadores da Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estiveram, nesta terça-feira (7) no Campus Benedito Bentes, localizado na parte alta de Maceió, para dialogar com servidores docentes e técnicos administrativos e com os estudantes da unidade de ensino. O encontro, ocorrido no miniauditório, começou às 14h e se estendeu até por volta das 19h. A reunião resultou em deliberações importantes para campus, entre elas, ações de apoio aos projetos estudantis desenvolvidos pelos cursos técnicos em Logística e Enfermagem, além do atendimento às reivindicações discentes referentes aos programas de assistência estudantil.

Além da presença do reitor Carlos Guedes, a reunião contou ainda com a participação do pró-reitor de Administração, Heverton Lima de Andrade, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, da  pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte de Oliveira, da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo de Lima, da pró-reitoria de Ensino, representada por Patricia Borsato, diretora de Articulação de Ensino, da diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira, da coordenadora de Educação de Jovens e Adultos,Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes, da coordenadora de Assistência Estudantil, Karine da Silva Santos, do diretor de Educação a Distância, Sérgio Teixeira, do coordenador de Ensino a Distância, Luiz Henrique Lemos e do diretor de Tecnologia da Informação, Fernando Antônio Carneiro.

O encontro foi aberto por uma exposição em slides feita pelo reitor Carlos Guedes na qual apresentou os projetos e ações realizadas pela Reitoria, desde o início da gestão em 2019 e que contribuíram para  o desenvolvimento da pesquisa, ensino, extensão e administração do Ifal.

Um dos pontos voltados para o Campus Benedito Bentes na área administrativa e discutido no início da reunião,  foi sobre a escrituração do espaço físico onde se encontra a unidade escolar do instituto. O prédio foi cedido pelo Governo do Estado, em 2016, mas, segundo o reitor, faltam alguns trâmites documentais para que seja cedido ao Ifal de forma oficial. Guedes também anunciou a intenção do poder público estadual  em ceder uma área no bairro para a construção do prédio próprio do campus.

Entre outras atividades realizadas pelo Ifal, o reitor citou, durante a sua exposição, a implantação do ensino remoto,a criação de coordenações pedagógicas em oito campi, sendo um deles o campus Benedito Bentes, a implantação do programa permanente de bolsas para estudantes quilombolas e indígenas, a organização do SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor)  e  a celebração de acordos de cooperação com outros órgãos federais, a implantação do programa de mobilidade acadêmica entre as instituições públicas de ensino e a reorganização do portal institucional.

Depois da exposição do reitor, o diálogo se voltou para as questões internas do campus e  teve início com a apresentação de todos os servidores presentes, feita pelo diretor-geral, Alexandre Bonfim. Um assunto discutido no encontro foi  a necessidade de  contratação de professores substitutos para os cursos técnicos em Logística e Enfermagem. O reitor Carlos Guedes explicou que a abertura de novos códigos de vagas estão suspensos, o que impede a realização de concursos públicos. “A abertura de códigos de vagas ocorre mediante aposentadoria,falecimento e redistribuição de servidor. Estamos estudando a possibilidade de fazer remanejamento dos códigos de vagas de um campus para outro, onde houver essa necessidade”, afirmou o reitor.

O coordenador do curso técnico em Logística, André Leite apresentou a proposta  de viabilização do mestrado em Desenvolvimento Organizacional e da aquisição de um laboratório virtual de logística.Quanto a esta última sugestão, a Pró-reitoria de Administração, por intermédio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) se comprometeu  adquirir o software ou aplicativo para ser utilizado nas aulas do curso.

A coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Kelly Rocha, explicou as dificuldades do curso para repor os docentes devido ao afastamento por saúde, gestação e outros problemas pessoais. Para ela, a demora na reposição, com a contratação de  professor substituto,  termina comprometendo um semestre de aulas.

A coordenadora do curso de Especialização em Desenvolvimento Organizacional,  e professora do curso técnico em Logística, Ana Karla Cavalcante pediu apoio para um programa de logística reversa e que envolve a comunidade na reciclagem de materiais.A iniciativa também recebeu apoio das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, através de um projeto de Economia Solidária do Ifal.

Depois do encontro com os servidores, a equipe da Reitoria prosseguiu o diálogo com os estudantes do campus e ouviu as reivindicações discentes.

Escola de Referência Sesi

O reitor Carlos Guedes e a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eunice Palmeira participaram, na terça-feira (7), pela manhã, da solenidade de inauguração da Escola de Referência do Sesi Robson Braga de Andrade, no Benedito Bentes que é considerada um marco para a educação já, segundo seus dirigentes, que traz um método de ensino inovador. O nome da Escola Sesi é uma homenagem ao presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).