Notícias
Reitor confere grau a concluintes de licenciaturas e bacharelado da EAD
Solenidade online ocorreu na sexta-feira com a presença de 80 concluintes
Reitor Carlos Guedes discursa durante cerimônia de graduação da EAD/Ifal
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) formou, na última sexta-feira (11), 80 graduados no ensino superior na modalidade de Educação a Distância, egressos de 2021. A solenidade foi on-line, transmitida pelo YouTube e presidida pelo reitor Carlos Guedes Lacerda, que conferiu grau a quatro concluintes do curso de bacharelado em Administração Pública do polo da UAB/Ifal no município de São José da Laje-AL, 33 do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e 43 do curso de licenciatura em Letras/Português, esses dois últimos do polo de Penedo.
Cerca de 100 pessoas, entre concluintes, familiares, dirigentes e professores participaram da cerimônia virtual que teve como componentes da mesa de honra, além do reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, o diretor de Educação a Distância, Sérgio Teixeira, o coordenador de Ensino EAD, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, o coordenador-geral do Sistema UAB no Ifal, Antônio Lima, o coordenador do curso de bacharelado em Administração, Dartagnan Ferreira Macêdo, o coordenador do curso de licenciatura Letras-Português, Reinaldo Rafael Albuquerque Ferreira Lima Júnior e o coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Luiz Antônio Costa e Silva.
Cerimônia
Depois da abertura da solenidade pelo reitor do Ifal, os concluintes realizaram o juramento, sendo representados por Welvis de Oliveira Silva ,do curso de Administração Pública do polo de São José da Lage e Erivânia Avelino Vicente Santos, do curso de Ciências Biológicas de Penedo que representou também os concluintes do curso de Letras/Português do polo também localizado na região do Baixo São Francisco. Na sequência, cada um dos concluintes teve grau conferido pelo reitor Carlos Guedes. Ao discursar em nomes dos graduados em Administração Pública, Estênio Santos Ferreira destacou a pontualidade e civilidade como características principais do curso em que foi diplomado. “Sem esforço, não se vai a lugar nenhum. Esse é o fruto do nosso esforço”, destacou o bacharel que encerrou o discurso com uma frase de Aristóteles: “Somos o que repetidamente fazemos. Portanto, a excelência não é um feito. É um hábito”. Fernando Gomes Freira falou em nome dos graduados em licenciaturas e agradeceu a gestão do Ifal, aos professores. “Somos gratos a todos”, ressaltou.
O diretor de Educação a Distância, Sérgio Teixeira, afirmou que é sempre gratificante participar de formaturas da EAD (Educação a Distância), porque fica um sentimento de dever cumprido. Destacou ainda a importância de os alunos terem sido graduados pelo Ifal. “É uma marca registrada e conhecida em todo o país e ainda assim com uma instituição em Alagoas que possui as melhores notas de avaliação na modalidade de educação a distância”, acrescentou. Para Teixeira, aquele momento não representava um adeus, mais um até logo”, ressaltou o dirigente do Ifal, ao incentivar os graduados a prosseguir na qualificação ofertada pelo processo de verticalização de ensino do instituto.
A pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa fez uma retrospectiva do ensino superior em Alagoas no que se refere à dificuldade de acesso à universidade. “A UAB/Ifal conseguiu minimizar o acesso ao ensino superior em Alagoas. Não fossem, esses cursos a distância oferecidos pelo Ifal, talvez muitos desses graduados não conseguissem concluir uma graduação devido às restrições de vagas nas universidades de forma presencial”, enfatizou a dirigente. Ela lembrou a proposta de novas adesões ao edital da Capes pelo Ifal para que novos cursos sejam criados e pediu aos professores e bacharéis o compromisso com a ética para contribuir com a formação na vida das pessoas.
O discurso final foi proferido pelo reitor Carlos Guedes que comparou o evento de colação de grau a uma solenidade que marca a realização de um sonho. "É um momento que a gente comemora com a família toda, pela dedicação e superação. É a prova de que a educação é o principal alicerce da vida social”, afirmou o reitor do Ifal ao encerrar a cerimônia.