Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Redações de alunas do curso integrado de Logística estão entre as melhores do país

Concurso foi promovido pelo Instituto Chamex que avaliou textos das estudantes entre os 100 mais destacados

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 13/10/2022 10h43, última modificação: 13/10/2022 11h56
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Professora Kahia Leite com as alunas Isis Caminha e Júlia Emily vencedoras do concurso de Redação do Instituto Chamex.

Duas estudantes do primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Logística do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estão incluídas entre as 100 melhores redações online do país em um concurso promovido pelo Instituto Chamex. O tema foi “Se você tivesse a oportunidade de escrever uma página de um livro, como e o que escreveria sobre o mundo pós-pandemia”. Participando pela primeira vez de um concurso de redação em nível nacional, Isis Caminha Brandão e Júlia Emily de Souza Santos, ambas com 15 anos, tiveram os textos entre os bem-avaliados pela comissão julgadora.

O propósito do Instituto Chamex com o concurso de redação é o  de encorajar, por meio da educação, o uso da criatividade como fonte de soluções transformadoras para o mundo e para a sociedade e apoiar projetos que visam o desenvolvimento de estudantes, professores e agentes da educação na construção de uma educação acessível a todos, mais inclusiva e equitativa.

Leitura e curso de redação

O concurso foi estimulado pela professora de Língua Portuguesa, Kathia Leite que no início do primeiro semestre, incentivou todos os estudantes da turma a participarem de concursos como forma de aprimorar  e interpretar  textos, por intermédio de um curso de redação.

Júlia Emily escreveu 29 linhas  sobre as crianças que vivenciaram a pandemia. “Eu pensei sobre como elas poderiam conviver com a pandemia no futuro”, declarou. A estudante premiada não  tinha perspectiva de ter sua redação escolhida como uma das melhores do país, porque lia com pouca frequência. “Comecei a despertar interesse por livros, durante a pandemia que, para mim, foi um salto para começar a ler, porque  já estava passando mal por passar muito tempo “em tela” ( na frente do computador). Então o primeiro livro que li e  citei nesta redação foi o Jardim Secreto que conta a história de uma menina  que os pais dela morreram durante uma epidemia e ela  muda de vida porque começa a se relacionar com outras crianças. Nesta pandemia, muitas  crianças não tiveram esta oportunidade de se socializar com outras, ressaltou Júlia Emily.

Isis Caminha Brandão destacou o tema educação na redação online ao pensar nas pessoas de baixa renda que deixaram de obter conhecimento porque não tiveram  acesso à internet e ao telefone celular. ”Essas pessoas não conseguiram aprender nada porque não tiveram esse reforço. Também abordei no texto,  as doenças psicológicas provocadas pela pandemia como, a depressão, ansiedade e síndrome de pânico”, complementou. A aluna avalia que esses fatores psicológicos ocorreram em decorrência da falta de acesso aos meios tecnológicos para estudar. Isis destacou que o relato feito na redação foi motivada pela situação de uma vizinha que ficou sem acesso às tecnologias da informação durante as medidas restritivas da pandemia, quando estudava no Cepa (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada), complexo de educação pública localizado no bairro Farol, em Maceió

A aluna do curso técnico em Logística declarou gostar muito de ler desde os oito anos de idade. “Meus pais que são formados em Filosofia sempre me incentivaram a ler.Tinha muitos livros históricos lá em casa sobre a Segunda Guerra Mundial, Globalização. Eles compraram muitos  livros para eu ler. Além disso, sou muito curiosa e comecei a ler sobre clima, bioma, aos oito anos.Atualmente, estou lendo livros de fantasia, gosto muito de conto de fadas, porque desperta a minha imaginação. Gosto de aventura e de Anatomia.Fico pesquisando o corpo humano. Gosto também de ler sobre ficção científica”, contou Isis.

Apesar da fixação pela leitura, a estudante não acreditava que pudesse chegar tão longe nesta primeira inscrição em um concurso de redação.”Participei por participar, eu pensava que ia ser horrível”.

A professora Káthia Leite explicou  que os estudantes do primeiro ano  do curso técnico integrado estão inscritos em outros concursos de redação que são incentivados em sala de aula, por meio do curso de Redação que é realizado na disciplina.

Saiba mais sobre o Concurso de Redação do Instituto Chamex