Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Projeto "Vi. Ver Mulher" promove no sábado (24) 1º encontro sobre Formação em Saúde de Jovens Mulheres

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 21/08/2024 09h10, última modificação: 21/08/2024 09h10

O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) sediará no próximo sábado (24/8) o  primeiro encontro, de um ciclo de quatro, sobre Formação em Saúde de Jovens Mulheres e Temas Transversais. A temática  inicial será “Questões de Gênero, Raça e Enfrentamento  à Violência contra a Mulher". O evento terá início às 9h no miniauditório da instituição de ensino. A iniciativa é da equipe local do Vi. Ver Mulher e Coordenação da Agenda Jovem Fiocruz/ Rio.

A programação consta da apresentação do projeto Vi.Ver Mulher pela professora Roseanne Nobre e pela coordenadora Jaqueline Melo, seguida de uma roda de apresentação  da equipe e participantes e exibição do documentário “Quem Matou Eloá” com discussão aberta entre os estudantes.Às 11h, haverá  uma palestra sobre “As Questões do Gênero e Raça no Enfrentamento à Violência contra a Mulher, com a professora Nathália Rodrigues

A  Saúde de Jovens Mulheres e a Rede de Afetos trata-se de um projeto da Agenda Jovem Fiocruz em parceria com o Ifal com o objetivo de formar jovens mulheres em promoção da saúde de jovens mulheres, de 15 a 29 anos com temas como, saúde das juventudes, emancipação feminina, questões de gênero e raça e o combate ao racismo e enfrentamento à violência contra a mulher, assim como,  fortalecer as juventudes femininas  na capital e em todo o estado de Alagoas na luta pela defesa das mulheres.

A primeira etapa do projeto ocorreu com a formação das estudantes do curso técnico em Enfermagem  do  CampusEquipe do projeto "Vi. Ver Mulher" Benedito Bentes.O projeto Vi.Ver Mulher tem como bolsistas da Fiocruz as estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do Ifal,Emilly Valeska ,Emilly Victoria e Raiza Eduarda e como professoras. as pesquisadoras Natália Rodrigues e Roseanne Nobre (Ifal).

A Oficina de Trabalho ocorreu  nos dias 26 e 27 de junho com a equipe local e  a Coordenação  da Agenda Jovem. “Na ocasião construímos nosso plano de trabalho alinhando a ideia de ações de promoção à saúde e fortalecimento do papel das jovens mulheres em suas comunidades e territórios de vivência do bairro Benedito Bentes, em consonância com as premissas do trabalho desenvolvido pela Plataforma Agenda jovem da Fiocruz”, explicou a professora Roseanne Nobre. Nesse encontro, houve a participação especial da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira, que abordou a caracterização do território de Benedito Bentes e o perfil de saúde das mulheres em Maceió, apresentando-nos ainda o Instituto Federal de Alagoas e o Campus do a Benedito Bentes.

Para acompanhar mais o projeto Vi.Ver Mulher acesse o Instagram da equipe local