Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Projeto Saúde e suas Cores orienta sobre segurança no trabalho
conteúdo

Notícias

Projeto Saúde e suas Cores orienta sobre segurança no trabalho

Abril verde

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 27/04/2020 22h25, última modificação: 29/04/2020 09h14
Exibir carrossel de imagens Reprodução Alunos do curso técnico de Enfermagem produziram material gráfico para lembrar prevenção à segurança no trabalho

Alunos do curso técnico de Enfermagem produziram material gráfico para lembrar prevenção à segurança no trabalho

Os alunos do curso técnico subsequente de Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizam mais uma ação  do projeto Saúde e suas Cores. É o Abril Verde que lembra nesta terça-feira (28),  o dia de sensibilização e orientação a respeito da segurança do trabalho. A data  foi fixada a partir de um acidente ocorrido  em 28 de abril de 1969, quando uma explosão em uma mina do estado da Virgínia, nos Estados  Unidos matou 78 trabalhadores. A  ação faz parte do projeto  que  visa alertar sobre os cuidados com a saúde por meio de estímulo à prevenção de doenças e de risco à vida das pessoas.

Os estudantes afirmam que “talvez nunca tenha se falado tanto em segurança do trabalho, quanto agora em meio a pandemia" .Segundo o Ministério do Trabalho, 10% dos acidentes totais envolvem profissionais da saúde, de acordo com o levantamento feito pelos participantes do projeto do campus.

Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking das nações que mais registram mortes durante as atividades laboratoriais, sendo 700 mil casos de acidentes. De acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte  por acidente em serviços a cada 3 horas e 40 minutos. Entre 2014 e 2018 foram registrados 1, 8 milhão de afastamentos por acidentes de trabalho e  6,2 mil mortes.

Segundo a psicóloga Analine Maia, os riscos que correm os profissionais de saúde nesse tempo de pandemia acarretam uma série de consequências prejudiciais à própria saúde dos profissionais devido à ansiedade durante o exercício da profissão o que, segundo a especialista,  pode trazer como consequência danos  à saúde mental.