Notícias
Projeto Saúde e suas Cores orienta população sobre as doenças cardiovasculares
Por meio da ação Agosto Vermelho, alunos do curso técnico em Enfermagem alertam sobre os fatores de riscos para o coração e os vasos sanguíneos
A prevenção às doenças cardiovasculares faz parte da programação deste mês do projeto Saúde e suas Cores realizado por alunos do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Ifal (Instituto Federal de Alagoas). A cor predominante neste período é o vermelho e com o objetivo de orientar a população sobre as ações preventivas, os estudantes produziram material gráfico para orientar a população. A iniciativa começou em setembro de 2019 com a prevenção ao suicídio. Os estudantes Carlos Henrique, Alice Moura, Ana Carolina e Évia Larissa são os idealizadores da atividade letiva sob a orientação da professora Paulyanne Araújo. Neste período de quarentena, as informações são transmitidas por meio eletrônico, como e-mail e redes sociais.
A ação extensiva do campus é orientada pela professora Paulyanne Araújo e tem como objetivo lembrar a importância de se cuidar da saúde, por meio de consultas aos profissionais especializados e realização dos exames periódicos. Cada mês representa a atenção a um tipo de doença.
Neste mês, os alunos produziram folder e cartaz explicativos sobre as doenças cardiovasculares que atingem o coração e os vasos sanguíneos. Entre essas enfermidades, os estudantes relacionam as doenças coronariana, arterial periférica,cerebrovascular,cardíaca reumática, cardiopatia congênita e trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Segundo os integrantes do projeto, os fatores de risco modificáveis às doenças cardiovasculares são o açúcar elevado no sangue (diabetes), colesterol elevado, triglicéridos elevados, hipertensão arterial, excesso de peso e obesidade, hábito de fumar, abuso de bebidas alcoólicas e sedentarismo.
Os estudantes também fazem um alerta sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares e citam, entre esses, a dor ou desconforto do peito, nos braços, ombro esquerdo cotovelos, mandíbulas ou costas, dificuldade em respirar, sensação de enjôo ou vômito, de desmaio ou tontura, suor frio e palidez, dormência nos braços ou pernas, especialmente de um lado do corpo.
Mais informações podem ser conferidas no material gráfico produzido pelos alunos. no link abaixo: