Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Projeto Saúde e suas Cores completa um ano com a campanha Setembro Amarelo

Projeto Saúde e suas Cores completa um ano com a campanha Setembro Amarelo

Ação mensal dos alunos do Campus Benedito Bentes se volta, desta vez, para o combate ao suicídio

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 01/09/2020 16h22, última modificação: 03/09/2020 11h06

Foi em setembro de 1994 em automóvel Mustang, ano 1968, de cor amarela que tudo começou.Mike Emme, um jovem americano conhecido por sua habilidade mecânica cometeu suicídio utilizando-se do veículo que havia restaurado e pintado .Em seu funeral, os amigos e familiares montaram cestas com fitinhas amarelas e a seguinte frase: “Se precisar, peça ajuda”.

A história  que  se transformou na campanha Setembro Amarelo faz parte  de uma iniciativa audiovisual dos alunos do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus  Benedito Bentes do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) que compõe o projeto de ensino Saúde e suas Cores.  Os estudantes Carlos Henrique,  Alice Moura, Ana Carolina e Évia Larissa são os idealizadores da atividade letiva sob a orientação da professora Paulyanne Araújo.

A ação Saúde e suas Cores  começou em 2019  durante esse mesmo período e, desde então a cada mês, os discentes  lembram a importância de as pessoas  cuidarem da  própria saúde, por meio de consultas aos profissionais especializados e realização dos  exames periódicos.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro surgiu nos Estados Unidos através da história de um jovem chamado Mike Emme no ano de 1994.  Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha. Porém a campanha Setembro Amarelo só foi criada no Brasil em 2015, um projeto em conjunto entre o CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), que tinha como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa.

Desde 2014, essas duas entidades organizam, nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de  um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.​

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje envolve o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Ação no campus​

O projeto dos alunos consistia no trabalho de conscientização presencial entre os colegas e a comunidade. Porém, desde março, campanhas virtuais substituem à iniciativa do real contato com as pessoas, por meio de  infográficos, imagens e vídeos com orientação e prevenção a saúde.