Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Projeto Saúde e suas Cores alerta sobre a importância de doar sangue

Projeto Saúde e suas Cores alerta sobre a importância de doar sangue

Estudantes criam a hastag #partiuDoarSangue para ajudar o reabastecimento do estoque do Hemoal

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 02/06/2020 09h27, última modificação: 03/06/2020 21h30
Exibir carrossel de imagens Carla Cleto/Secom-AL Projeto incentiva doação de sangue cujo estoque está baixo com o aumento de casos de coronavírus, segundo o Hemoal

Com informações da Agência Alagoas

A campanha mensal de conscientização do projeto Saúde e suas Cores do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus do Ifal Benedito Bentes é voltada neste mês para o incentivo ao ato de doar sangue, um gesto simples, rápido e praticamente indolor, conforme informações repassadas pelos alunos que integram a iniciativa.A ação é denominada Junho Vermelho

O projeto Saúde e suas Cores teve início em setembro de 2019 e a cada mês lembra a população sobre a necessidade de cuidados com a saúde, indicando  métodos de prevenção às doenças.Os estudantes Carlos Henrique, Louise Rachel, Alice Moura, Ana Carolina e Évia Larissa são os idealizadores da atividade letiva sob a orientação da professora Paulyanne Araújo. Neste período de quarentena, as informações são transmitidas por meio eletrônico, como e-mail e redes sociais.

Neste mês de junho,  os estudantes lembram que no dia 14 de junho  comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos.

“Considerando este momento que estamos passando, precisamos da sua ajuda pois a situação do Hemocentro de Alagoas está  em estado crítico. Por isso, ao longo dos dias iremos postar informações para que você fique por dentro de como ser um doador. #PartiuDoarSangue”, diz a mensagem dos alunos postada na rede social.

Sobre o estoque sanguíneo

Com o estoque baixo neste período de pandemia, o Hemocentro de Alagoas sofreu uma drástica redução no estoque de sangue desde o início  dos primeiros casos confirmados de coronavírus no Estado, segundo a Gerência daquela unidade de saúde. Na capital alagoana, o posto de coleta está localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h, durante a pandemia, de acordo com o órgão estadual de coleta sanguínea. Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue neste período pandêmico, o Hemoal adotou três estratégias. Além de agendar a doação presencial, por meio dos telefones 3315 2109 (Maceió) e 3539 8285 (Arapiraca), os voluntários podem se reunir em grupos de 10 a 15 pessoas, para solicitar a Hemovan, que irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.

Mais informações acesse e leia:

Estoque de sangue do Hemoal está com déficit de 71%